quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Casamento sustentável: como celebrar respeitando a natureza


Sustentabilidade é um dos assuntos que está mais em alta atualmente e nada melhor do que ajudar na conservação do meio ambiente com pequenas ações no dia a dia. Pois saiba que isso também pode ser feito no seu casamento, basta seguir os conceitos do casamento sustentável. De medidas extremas e radicais a pequenos gestos, não deixe de fazer a sua parte na aplicação do conceito verde!
Você pode começar pelo vestido de noiva. Aí, existem duas opções: confeccionar um vestido feito a partir de fibras naturais, ou usar o vestido que sua mãe, sua avó ou tia usou no casamento delas. Você só precisará fazer alguns ajustes no tecido para que ele fique bom no seu corpo e para dar uma atualizada no modelo. Mas o mais legal de usar um vestido de alguém da sua família é que é uma maneira muito bacana de se fazer uma linda homenagem! A aliança também pode ser ecologicamente correta, basta procurar lugares que vendam joias de metais reciclados, ou procurar saber da procedência deles.
Opte por lugares próximos uns aos outros. A igreja e o salão da festa devem ser próximos para evitar que seus convidados passem muito tempo se deslocando. Também é legal incentivar a carona solidária nessa hora! Na saída dos noivos, ao invés de jogar arroz, por que não bolhas de sabão?
Os convites podem ser feitos de papel reciclável ou apenas enviados virtualmente, por e-mail, que também é uma grande economia para o seu bolso! Você também pode economizar e ser sustentável na hora de escolher as lembrancinhas que serão entregues aos seus convidados no final da festa. Elas podem ser bem úteis e funcionais, melhor ainda se forem confeccionadas de um modo artesanal. Vem se tornando moda ultimamente as lembrancinhas dos casamentos seres pequenas mudas de planta ou até mesmo saquinhos com sementes de flores para serem cultivadas em casa.
Prefira realizar as cerimônias de dia para aproveitar a luz natural, sem desperdício de energia elétrica, e capriche na decoração sustentável. Escolha materiais usados e objetos pessoais que deixem o ambiente mais personalizado e intimista. Utilize flores orgânicas e velas ao invés da luz artificial, abusando do charme que esse tipo de iluminação promove.
O buffet do casamento também deve seguir os ideais da sustentabilidade, basta oferecer aos seus convidados comidas orgânicas e sem agrotóxico. E não se esqueça dos vegetarianos!
Ao fim de tudo isso, você pode recordar os momentos marcantes que envolvem essa data tão especial num álbum de fotografia de material reciclável. Escolhendo algumas dessas atitudes sustentáveis (ou todas) você estará contribuindo para a conservação do planeta, o que faz do seu casamento um evento especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário