sexta-feira, 24 de junho de 2016

Como organizar uma festa junina inesquecível


Quer organizar um arraial repleto de quitutes típicos, com direito a quadrilha, fantasia e bingo? Sim, é possível, desde que tudo seja planejado com antecedência e seguindo algumas dicas básicas. São oito detalhes fundamentais para colocar a festança em prática sem complicações:

1) Convidados
Por se tratar de um evento informal, um convite impresso é desnecessário. “Com as pessoas sempre conectadas, pode-se criar um evento no Facebook ou mesmo no WhatsApp para que você tenha ideia do número de pessoas que comparecerão. Caso algum convidado não os tenha, mande um convite virtual por email”, recomendou a personal organizer Ana Paula Vanzan, sócia da Espaço Ordenado. Convidar por meio de ligação telefônica também é válido.
Uma dúvida comum é quantas pessoas chamar. “Pode ser um pouco mais do que o espaço comporta, mas não muito. Por exemplo, 35 pessoas, esperando a presença de 28 a 30”, alertou a especialista em organização Ingrid Lisboa, que lembra que um salão de festas de prédio, em média, atende de 30 a 40 convidados. Ingrid recomenda que, ao convidar, seja bem claro sobre detalhes da festa: onde vai ser, dia, horário, quantidade de convidados (deixando claro que são só as pessoas mais próximas), se as pessoas devem ir ou não vestidas a caráter e que tem uma lista de quitutes para serem levados por quem confirmar presença. “Sem confirmação com cinco dias de antecedência, não tem como organizar”, alertou.

2) Organização
O evento permite que os quitutes estejam dispostos em mesas ou balcões espalhados pelo local. “Como se trata de porções individuais e a maioria dispensa o uso de garfo e faca, não é necessário ter mesa para as pessoas se sentarem ao redor. Mas as cadeiras são uma boa ideia para que os adultos e pessoas com mais idade tenham onde se sentar”, comentou Ana Paula. “Se a festa é para 50 pessoas, pode ter 30 cadeiras, porque deve-se sentar para consumir alguns alimentos, como é o caso de sopas”, completou Ingrid. A informalidade da festa junina permite o uso de talheres, pratos e copos descartáveis. Se não gostar dos de plástico e quiser dar um ar mais sofisticado, opte pelos de acrílico.

3) Comidas
Milho, pipoca, cachorro-quente, pamonha, bolo de milho. Dá água na boca só de pensar! Para que não falte nada, a especialista em organização Ingrid recomenda dividir a tarefa de preparo das delícias com os convidados, deixando isso claro no momento do convite. Com a confirmação de presença, pode-se montar a lista do que vai ser necessário. “Quem vai sozinho deve levar menos coisas do que quem vai com a família de cinco pessoas, por exemplo. Deixe os alimentos estratégicos, os salgados, com pessoas que você sabe que são ponta firme, que chegam no horário e não deixam de ir sem avisar”, explicou. Se isso não for bem combinado, pode acontecer de ter alimentos repetidos ou muito doce e pouco salgado, que é o mais importante.
Para evitar o desperdício, Ana Paula recomenda escolher em torno de sete pratos salgados e sete doces. “Pode-se calcular por pessoa, por exemplo, dois espetinhos, dois sanduíches de carne louca ou cachorro-quente, meio milho, uma porção de caldos ou cremes, 100 g de bolo.” Ingrid lembra da importância de analisar os convidados na hora de montar o cardápio. “Quanto mais jovens, mais tem que ter comida e bebida, porque consomem mais. Homens comem mais que mulheres. Uma festa para 30 homens é diferente de uma para 30 mulheres”, comentou.

4) Bebidas
Chegou a hora de pensar nas bebidas alcoólicas e não alcoólicas. A personal organizer Ana Paula indica, por pessoa, 500 ml de refrigerante, três latas de cerveja e 500 ml de água. “A receita de 2 litros de vinho quente serve até 20 pessoas. A de 600 ml de quentão dá para até 12”, completou.

5) Quadrilha
Quer uma quadrilha para animar a festa? Avise os convidados e os convide para irem vestidos a caráter. “Sempre tem alguns que não aderem à brincadeira. Deixar alguns chapéus e lenços espalhados é uma boa opção. O importante é que todos se divirtam”, comentou Ana Paula. Monte os pares na hora, com quem topar participar. Leve um roteiro escrito, com frases como “Olha a cobra! É Mentira!”. Se for um ambiente grande e aberto, como uma chácara, o microfone é bem-vindo para que todos possam escutar as instruções. “Vai ficar meio bagunçado, mas é divertido, informal”, comentou Ingrid.

6) Música
Arraial que se preze precisa de música para animar. As opções tradicionais de festa junina, como Pula a Fogueira , Olha Pro Céu e Capelinha de Melão , sempre fazem sucesso. Monte uma lista com várias e deixe o som rolando durante a festa toda.

7) Decoração
Para que o ambiente fique convidativo, não podem faltar bandeirinhas, balões e lanternas para enfeitar. Na mesa de quitutes, disponha uma toalha xadrez acompanhada de retalhos coloridos. Chapéus de palha e sacos de juta podem servir de travessas. A dica da personal organizer Ana Paula é cuidar da decoração e montagem da mesa no dia anterior. “Saber o tamanho do espaço é importante para poder calcular quantos metros de bandeirinha serão necessários e também a quantidade de balões e lanterninhas, que podem ser colocados com distância de 1,5 m um do outro”, completou.

8) Brincadeiras
O bingo é uma boa opção para entreter os convidados. “Solicitar que levem prendas é complicado. A melhor opção é que uma única pessoa compre-as para que fiquem padronizadas e não tenham grandes diferenças de valor. Se o grupo for familiar e bem íntimo, pode-se solicitar uma colaboração em dinheiro para que seja feita a compra”, opinou Ana Paula. Pode-se apostar ainda em várias brincadeiras simples, como pescaria, bola na boca do palhaço, correio do amor. Mas lembre-se de que, se optar por isso, algumas pessoas vão ter que se disponibilizar para ficar nas barraquinhas, como ressaltou Ingrid. Se for incomodar, melhor deixar a ideia de lado ou, dependendo do orçamento, pode ser viável contratar alguma empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário