segunda-feira, 13 de junho de 2016

Dicas para limpar todo tipo de cortina


O sol é o primeiro vilão das peças de tecido: desbota e faz com que o material se desgaste mais rapidamente. Nesse caso, lance mão da proteção de um forro. Para preservar a trama e eliminar o pó, outro inimigo, passe aspirador a cada dez dias, evite que o vento sugue a cortina para fora da janela e lave-a de forma apropriada ao tipo de tecido – seguindo as instruções da etiqueta ou as dicas que damos aqui. Em geral, basta uma lavagem ao ano, mas a frequência precisa ser maior em ambientes úmidos, onde os ácaros se proliferam. Aqueles que priorizam a praticidade devem, na hora da compra, escolher um material durável e fácil de cuidar. “Quando o tecido é misturado com poliéster, amassa menos e tem menor risco de encolher”, explica Judite Grabarz, da Angelina Cortinas, de São Paulo. Hoje, há tecidos mistos de todos os tipos. “Com essas facilidades, só indico a impermeabilização se a trama for grossa e difícil de lavar”, diz a blogueira carioca Rosana Silva.

Dicas gerais de como lavar cortinas
Primeiro, aspire com o bocal de escova para tirar o pó acumulado.
Retire argolas e eventuais acessórios.
Coloque na máquina somente a cortina (sem o forro ou outras peças de roupa) e evite centrifugar.
Se estiver muito suja, deixe-a de molho em sabão em pó por até 40 minutos. “Faça a pré-lavagem sempre com água fria, ou a sujeira poderá se fixar”, alerta Ricardo Monteiro, da Quality Lavanderia, de São Paulo. Na lavagem em si, a temperatura da água depende da trama, mas a maioria pode ser higienizada a quente, o que ajuda a remover manchas. Ficou na dúvida ou com medo de encolhimentos? Mande para uma lavanderia.
Não é recomendado usar amaciante, que pode ocasionar manchas.
“A peça volta ao varão ou ao trilho para secar e se autoalisar, o que dá caimento”, ensina Judite.

Como limpar persianas
No dia a dia, utilize aspirador de pó com bocal de escova. “Se preferir o espanador, passe-o nas lâminas voltadas para baixo, vire-as para cima e passe de novo.Não faça lâmina a lâmina para evitar que entortem”, orienta a arquiteta carioca Ana Lucia Moretz-Sohn David. Outra dica é o limpador Fuzzy Wuzzy (R$ 29,20), da Higiene e Cia: três hastes cobertas de microfibra limpam até quatro lâminas simultaneamente.
Para a limpeza pesada, busque mão de obra especializada. “O rofissional retira e devolve as persianas apenas – o motor continua instalado no local”, explica Darcy Ramos, da American Limp, de São Paulo.

Saiba quais cuidados você deve ter ao lavar cada tipo de tecido
Algodão pré-encolhido e tergal: ambos podem ser lavados na máquina e com sabão em pó comum. O algodão pré-encolhido não corre o risco de encurtar na lavagem feita com água a 60 ºC.
Linho, xantungue, algodão puro e seda: melhor confiar o serviço a uma empresa especializada, já que podem desbotar e encolher. Dependendo do tecido, a lavagem do metro linear custa a partir de R$ 14 na Quality Lavanderia, que trabalha com todos os tipos de cortina e tem mais de 100 endereços no país.
Poliéster: deve-se deixá-lo de molho em água fria por até 40 minutos, sem nenhum produto, e trocar o líquido três vezes, segundo João Marcelo Issa, da loja paulistana Casa Mineira. Nunca secar ao sol.
Renda: antes de ir à máquina, insira-a em um saco de proteção (disponível em lojas do ramo) e use sabão em pó.
Veludo: de vez em quando, escove-o com um pano de camurça, ligeiramente umedecido com água morna.
Voal: “Lave com sabão líquido de coco. Se for branco, no enxágue, adicione uma colher de sopa de bicarbonato”, diz a personal organizer paulistana Eliete Teixeira. Deixe a máquina em modo de lavagem delicada.

Como limpar modelos especiais
Cortina romana: use espanador.  Se o modelo for de tela solar, passe um pano seco com sabão neutro.
Blecaute de PVC: limpe com esponja e sabão neutro. “Essa operação pode ser feita com a cortina pendurada”, ensina Roberto Richter, da Bella Janela, de Blumenau, SC.
Rolô: desenrole-o completamente e aspire dos dois lados com bocal de escova.
Painéis: utilize pano úmido com detergente neutro. “Se o trilho for de alumínio, ajuste sempre a porca do parafuso, pois ela desrosqueia com o uso e pode cair”, alerta Analucia.

E como eu faço para limpar os acessórios?
Acessórios resinados ou de acrílico: somente retire o pó com uma flanela.
Bandô com estrutura de madeira: passe aspirador de pó frequentemente para  não ficar encardido.
Varão, trilho e argolas cromados ou de latão: basta um pano úmido. “Se os acessórios tiverem muito tempo de uso, aplique limpa prata líquido. Só tome cuidado para não deixar cair no tecido”, orienta João Marcelo, da Casa Mineira. Para evitar a ferrugem, Eliete dá uma dica caseira: “Ferva água com vinagre emergulhe nela os anéis. Passe essa mistura também em varões e ponteiras”. No caso dos trilhos, verifique sempre se não estão enferrujados ou danificados.
Varão, trilho e peças de alumínio ou madeira: empregue lustra-móveis ou um pano embebido de um pouco de óleo de cozinha. “Além de manter o brilho do acabamento, esse procedimento facilita o deslize de ilhoses e argolas”, esclarece Judite, da Angelina Cortinas.


Via Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário