segunda-feira, 29 de junho de 2015

A maravilhosa sopa de feijão branco com camarões



INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de feijão branco em conserva, lavado e escorrido

5 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

1 cenoura picada

3 talos de salsão picados

2 dentes de alho amassados

4 xícaras (chá) de caldo de legumes ou de água

1 colher (sopa) de alecrim picado

¼ de xícara (chá) de suco de limão

2 xícaras (chá) de pão francês ou italiano cortados em cubinhos

450 g de camarão médio, limpo




MODO DE PREPARO

Em uma panela, junte 2 colheres (sopa) de azeite e refogue a cebola, a cenoura e o salsão por 5 minutos. Adicione 1 dente de alho e cozinhe por mais 1 minuto. Junte o feijão com 4 xícaras de caldo e tempere. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Retire 1 concha de feijão e com cuidado passe pelo liquidificador até obter um purê. Volte à panela da sopa. Reserve. 
Em uma frigideira antiaderente aqueça 1 ½ colher (sopa) do azeite e frite os cubos de pão temperados com sal e pimenta. Sacuda a frigideira até que o pão comece a dourar, junte o alho restante e cozinhe por mais 1 minuto. Transfira para uma tigela. Na mesma frigideira, aqueça o azeite restante e refogue os camarões em fogo alto por 3 a 4 minutos ou até que fiquem dourados. Sirva a sopa quente com uma porção de camarão e com os cubinhos de pão.

Via IG.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Inspirações de buquês tropicais cheios de estilo




Chegou a vez dos buquês tropicais! Inspiração para noivas que vão casar na praia ou para quem gosta da alegria das flores tropicais.












quarta-feira, 24 de junho de 2015

Como fazer o delicioso café Cardinale




INGREDIENTES



100 ml de café espresso


25 ml de licor Bailey’s


25 ml de licor Frangélico


Chantilly, grãos de café e raspas de chocolate a gosto



MODO DE PREPARO

Em uma taça resistente ao calor junte o Bailey’s,o Frangélico e adicione o café. Complete até o fim do copo com chantilly. Despeje as raspas de chocolate por cima e grãos de café para decorar.


Via IG.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Como controlar o fogo e a grelha para não sofrer acidentes




Cozinhar com o auxílio de uma grelha é ótimo, ela dá um sabor especial para a comida (no caso de churrasqueiras) ou torna a preparação da comida muito mais prática – para as elétrica ou a gás. Mas existem algumas regrinhas para tirar todo o proveito das grelhas:

Limpe bem: principalmente nas grelhas de churrasco, é comum topar com os restos da última refeição que foi preparada ali, mesmo que isso tenha acontecido há mais de duas semanas. Deixá-la limpa é uma forma mais higiênica de preparar seus alimentos e também faz com que seu prato não pegue o sabor de umas semanas atrás.

Para limpar, você vai precisar esquentar a grelha (no fogo mesmo) e então usar uma espátula de metal para raspar o grosso dos resíduos. Agora, passe óleo de cozinha em um pano e, com um pegador de cabo longo, segure o pano e passe na grelha até ficar limpinha.

Caso ela esteja muito suja, aqueça, retire-a do fogo e então esfregue bem com um pano e óleo de cozinha.

Controle os líquidos do alimento: a gordura da carne sempre é usada para amaciar a carne e conferir suculência. Porém, preste atenção quando ela estiver pingando gordura sobre o fogo, as labaredas não devem tocar na carne e, o ideal, é que a carne fique mais alta ou que você a mova algumas vezes para a gordura não pingar sempre no mesmo lugar.

Os excessos de molhos especiais devem ser removidos para que não aconteça de, por exemplo, um pedacinho de cebola ficar carbonizado e dominar o sabor naquele pedaço.

Ah, e depois será mais fácil de limpar.

A função dos espetos: os espetos são ótimos aliados na hora de assar algum alimento, já que são fáceis de manejar e fazem que o calor seja melhor distribuído na comida. Se o corte for pesado ou grande demais, use pegadores ou luvas de cozinha para ajudar a virar o espeto.

Níveis de fogo: na hora de preparar o fogo, deixe um lado com pouco calor (com pouco ou sem nada de carvão) para que seu corte asse por inteiro e de forma mais lenta, evitando que queime por fora e fique cru por dentro. Depois de cozinhar por dentro, você pode transportar o alimento para a parte mais quente com o intuito de dourar a peça.

Essa técnica é especialmente útil para cortes grossos ou que precisam de mais tempo de fogo, como cebolas inteiras.

Leia o fogo: é preciso saber controlar a intensidade das chamas e usar isso a seu favor. Não apresse sua comida caso o fogo esteja muito forte e, se precisar aumentar o calor, junte o carvão em um ponto.


Via Vapza.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Como otimizar a vida útil de seus alimentos




Sozinho ou em família, um desafio constante é o de gerir a quantidade de alimentos que devem ser comprados e utilizados nos próximos dias, é claro, sem deixar nada estragar. Para te ajudar, reunimos várias dicas de como conservar suas comprinhas!


Organização da geladeira

Saber onde estão seus alimentos ajudará a não esquecê-los dentro da geladeira e sempre os manter dentro do prazo de validade e bons para o consumo.
Líquidos, conservas e condimentos: devem ser guardados na porta, esse é o local mais quente da geladeira e por isso os ovos não podem ser guardados nela, já que são itens que estragam facilmente;
Legumes e verduras: devem ser ensacados e depositados na gaveta ou na parte mais inferior da geladeira, essa é uma região fresca da geladeira.
Ovos, restos de comida, queijos, frutas maduras ou cortadas: são melhores armazenadas na região média da geladeira;
Carnes e frios: devem ficar o mais próximo do freezer, nas gavetinhas superiores. As gavetas vão isolar os odores desses produtos.


Congelar alimentos

Quase todos os alimentos podem ser congelados, mas fique atento aos derivados do leite ou aos que possuem muita água em sua composição, nesses casos os líquidos podem congelar, o que altera o sabor e até os nutrientes do alimento.

Outro fator importante é congelar em porções ou fatias – no caso de pães – para que você apenas descongele o necessário para sua alimentação naquele momento. Nunca recongele alimentos, isso faz com que a carga de bactérias aumente muito e pode causar uma intoxicação alimentar quando for consumido.





Via Vapza.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dicas para levar seu pet no dia do casamento



É fato que nossos animaizinhos de estimação são parte da família e precisam estar presente nos momentos mais importantes da família, e no casamento não poderia ser diferente, não é mesmo? Mas antes de tomar a decisão de colocá-lo na cerimônia de casamento, é preciso levar em consideração alguns fatores e cuidados para que tudo corra bem.

De acordo com o adestrador Subro Pontes, a decisão de incluir um animal no casamento deve ser tomada com extrema cautela e é recomendado ter auxílio prévio de um profissional para garantir que não será muito estressante para o animal. Um fator importante a ser levado em consideração é se o pet é sociável. “O ambiente do casamento pode ser extremamente estressante para animais que não estão acostumados e não conseguem lidar com esse tipo de estímulo”, alerta Pontes. É importante verificar também se o ciclo de vacinação do bichinho está completo.





Outro ponto a ser considerado é o local onde será realizado o casamento. “Geralmente, os casamentos que incluem pets são realizados no campo. Na igreja, já é mais difícil. Há algumas pastorais que permitem, mas há outras que não”, esclarece a cerimonial Daniela de Cássia Pereira Ferrarini, da Ferrarini Cerimonial & Eventos. A cerimonial Priscilla Rocha, da P & A Assessoria e Cerimonial de Eventos, recomenda que os noivos verifiquem com o espaço como proceder com a presença do pet, onde ele poderá ficar e o período que o mesmo poderá permanecer no espaço.

Preparação do pet para o casamento





Para quem decidiu levar seu bichinho ao casamento, é preciso investir um bom tempo na preparação. “Este processo deve acontecer com bastante antecedência e é preferível que seja com auxílio de um adestrador, mas tudo depende do que é esperado, pois há casos de pessoas que querem apenas que o animal esteja presente até situações nas quais os bichinhos levam as alianças. E cada um terá um tipo de preparação diferente. O ideal é que o treinamento seja feito por um profissional que trabalhe apenas com estímulos positivos, ou seja, sem o uso de qualquer forma de intimidação, para que o dia do casamento seja divertido não só para as pessoas que estarão presentes, mas também para os animais”, destaca Pontes.

Segundo o adestrador, durante o treinamento, o pet será exposto gradualmente a tudo que irá acontecer na cerimônia e tudo isso será associado a coisas divertidas, como comidas e brincadeiras, para garantir que ele fique relaxado. Os treinos devem ser personalizados para cada tipo de situação, mas um dos primeiros passos é acostumá-los a ambientes barulhentos, o que deve ser feito com cuidado, para não gerar traumas. As particularidades deverão ser ensinadas em forma de brincadeira para garantir que o animal se divirta. Exemplo: para levar as alianças, o treinamento começará com o animal levando uma bolinha para os tutores.





De acordo com Daniela, os animais geralmente entram acompanhados, mas, segundo Pontes, é possível fazer um treinamento para que eles entrem sozinhos. “É possível com o treinamento certo. O tempo para conseguir que o animal entre sozinho irá variar do bichinho em si, visto que alguns terão mais dificuldade do que outros por inúmeros fatores. Mas geralmente não é um processo rápido, o que faz com que seja importante começar com alguns meses de antecedência”, explica Pontes.

Vale lembrar que os animais não entendem a importância do casamento e mesmo com treinamento podem ser imprevisíveis, então é preciso estar ciente sobre estes aspectos. “O importante, no final das contas, é poder dividir esse momento com eles. Com certeza, alguns imprevistos que poderão acontecer serão tolerados e ainda poderão render algumas histórias no futuro!”, afirma Pontes.

Cuidados no dia do casamento






Pontes, Priscilla e Daniela destacam alguns cuidados necessários com o bichinho no dia do casamento:
- Leve o animal algumas horas antes para que ele possa explorar todo o ambiente e não fique curioso e distraído na hora do casamento;
- Deixe seu pet limpinho e com suas necessidades feitas antes de entrar, para não correr nenhum risco;
- Jamais o deixe sozinho. Procure alguém que o bichinho já conheça para ficar com ele. O ideal é que ele volte para casa após a cerimônia, por isso é importante selecionar alguém conhecido para leva-lo;
- Vale levar água para ele possa beber, saquinhos para recolher excrementos e a coleira para conduzi-lo.

Via ICasei.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Como fazer milkshake de brigadeiro

INGREDIENTES

  • 600 ml de leite integral
  • 2 colheres (sopa) de maisena
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó
  • 6 colheres (sopa) de creme de leite
  • ½ xícara (chá) de biscoito de chocolate triturado
  • Para decorar: confeitos com cobertura de chocolate e raspas de chocolate branco

MODO DE PREPARO

Disponha em uma panela o leite e a maisena (dissolvida em um pouco de leite). Cozinhe, sem parar de mexer, por 5 minutos ou até obter um creme levemente encorpado. Retire do fogo e ao amornar, despeje em uma forma para fazer gelo e leve ao congelador por 2 horas.

Coloque em uma panela o leite condensado e o cacau. Cozinhe, sem parar de mexer, por 4 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Passado o tempo, transfira para o copo do liquidificador, o leite congelado, o creme de leite condensado com cacau (brigadeiro) e adicione o creme de leite. Bata por 1 minuto e misture os biscoitos triturados.
Despeje o milkshake nos copos. Decore com confeitos com cobertura de chocolate e raspas de chocolate branco.


Via IG.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dicas para utilizar gelo no dia a dia



Muita gente nem imagina como gelo pode facilitar nosso dia a dia. As coisas mais simples podem nos surpreender como o caso do gelo, quem diria que simples cubinhos de água congelada é um ótimo aliado, para remover manchas, remover chicletes e muito mais. 

Conheça o poder das pedrinhas congeladas:

• Regador Inusitado - Quando você viaja no fim de semana e o calor está de rachar e as plantas como ficam? Para deixar suas plantas hidratadas na sua ausência, coloque várias pedras de gelo dentro de uma caixa de isopor pequena fechada. Faça vários furinhos embaixo, posicione a caixa sobre a terra dos vasos. O gelo derreterá aos poucos, regando assim as plantas lentamente.




• Retirando Chiclete - Quando a goma de mascar gruda na roupa é um horror. Mas a solução é simples basta esfregar pelo avesso do tecido uma pedra de gelo, até o chiclete endurecer e começar se soltar aos poucos. Se necessário for use o auxílio de uma espatula ou uma faca mas tomando muito cuidado para não se machucar nem danificar o tecido. 




• Geladeira de Emergência - Algumas vezes quando reunimos algumas pessoas para um churrasco ou qualquer outra comemoração o refrigerador fica lotado e sem espaço para gelar as bebidas, não entre em pânico a solução é simples basta encher o tanque de lavar roupas com gelo, colocar as bebidas entre as pedrinhas de gelo e acrescentar um quilo ou dois de sal sobre as pedras de gelo para conserva-las por mais tempo.




• Tira-Manchas - Quando cai café, vinho ou chocolate na sua roupa, no sofá ou na toalha da mesa é um drama, mas o gelo é a solução! Basta no mesmo instante esfregar uma pedra de gelo sobre a mancha lentamente e ir secando o excesso de umidade com uma toalha. A baixa temperatura desfaz o sinal escuro aos poucos, sem alterar a textura do tecido e sem deixar marcas. 


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Como valorizar os cachos no dia do casamento



Penteado - Toda noiva quer estar linda no casamento. Vestido, maquiagem e cabelo impecáveis compõem a superprodução dos sonhos para a data especial. Mas, tão difícil quanto escolher o modelo, é definir qual penteado usar.
Para quem tem cabelos crespos ou ondulados, vale a dica: realçar a beleza dos fios cacheados é algo que também vale para o grande dia, apesar de muitas noivas ainda acreditarem que alisar os cabelos é a única alternativa para conquistar o penteado perfeito.
Segundo Lúcia Santana, coordenadora técnica das cabeleireiras do Instituto Beleza Natural, é fundamental definir o penteado com antecedência. “Sempre recomendo escolher um profissional especializado e fazer um teste do penteado antes, para não ter erro na última hora”, afirma.
Lúcia acrescenta que adereços podem ajudar a compor o visual. “Há muitos tipos de laços, presilhas, tiaras, flores e coroas que ficam perfeitas com o véu e podem realçar ainda mais a beleza do penteado e dos cachos”, explica.
A especialista fala sobre a necessidade de intensificar os cuidados com os cabelos no período pré-casamento. “Lavar e hidratar os fios duas vezes na semana é um cuidado básico que já garante brilho, maciez, saúde e beleza dos fios para a data especial”, lembra.

Confira o passo a passo de um penteado romântico para noivas com cabelos cacheados:

1 – Após lavar os fios com uma linha de produtos mais indicada para o seu tipo de cabelo, espere secar naturalmente ou use um difusor. Com o cabelo completamente seco, solte os cachos com um complexo reconstrutor de pontas para dar mais leveza aos fios;




2 – Use grampos para fazer um rabo de cavalo alto;





3 – Coloque os acessórios e ajeite os cachinhos;



4 – Finalize com um spray fixador.


segunda-feira, 8 de junho de 2015

como evitar que os pelos se tornem um problema


Ter um bichinho de estimação é o sonho de muita gente. No entanto, muitas pessoas abrem mão do projeto devido às alergias originadas por causa dos pelos desses animais. Todavia, segundo o alergista e especialista em imunologia, André Luiz Becker, na grande maioria dos casos, essa convivência pode existir, sim, e com muitos benefícios aos pacientes.


Na grande maioria dos casos, os alérgicos também podem conviver em harmonia com os bichinhos

"Já não é mais de praxe impedir pacientes alérgicos de conviver com animais de estimação. Hoje em dia este convívio é considerado benéfico e salutar, exceto em poucos casos de alergias mais graves", explica.




Para a médica veterinária da Ouro fino, Juliana Trigo, as alergias não têm origem exclusivamente no pelo dos mascotes. "Existe a crença de que alérgicos não devem ter cães ou gatos peludos. Na realidade, a vilã causadora das alergias é a descamação natural da pele do animal e não o pelo", destaca.


Como se desenvolvem as alergias
Becker explica que é difícil determinar como surgem os problemas de saúde decorrente dessa convivência. O diagnóstico é muito particular, dependendo do histórico de cada paciente.



"Em sua maioria, as alergias aparecem rapidamente, com coceira na face ou nos olhos, espirros e coriza. No entanto, há casos em que elas surgem mais lentamente e persistem por mais tempo. A própria asma, por exemplo, pode não ser imediata, estabelecendo-se de forma gradual", diz.

Becker revela ainda que, uma vez que o indivíduo comece a ter reações alérgicas a um determinado animal, ele tende a repetir o quadro alérgico toda a vez que for novamente exposto. Além disso, mesmo que não seja alérgico, se o paciente for exposto ao pelo em momentos nos quais esteja com a imunidade baixa, ele pode desenvolver o problema.

"Há fases na vida em que a idade, o estresse e o cansaço, entre outros fatores, podem facilitar o processo de sensibilização, que seria o início do 'desejo' de reagir de forma alérgica. Daí para diante a reação tende a se repetir", explica.


Como identificar as alergias
Segundo Becker, é fundamental avaliar o perfil da família e a idade das crianças antes da trazer um bichinho para casa. O histórico de alergia de um ou de ambos pais aumenta muito a possibilidade do indivíduo ser alérgico. No entanto, há casos em que a alergia a algum fator desencadeado pelo mascote é bem menor do que outras causas que merecem mais atenção, como poeira e mofo, por exemplo.




"Um bom conselho é o de não tomar uma decisão importante como esta de forma precipitada, sem antes avaliar possíveis riscos à saúde da família", complementa.


Becker lista alguns sinais e sintomas que podem sugerir algum tipo de alergia:



:: problemas nasais como espirros, obstrução, vermelhidão e coriza;

:: respiração oral, chiado no peito, tosse e falta de ar;

:: na face, coceiras, com vermelhidão ou não;

:: na pele, o surgimento de lesões vermelhas ou escamativas como urticárias e dermatites.

:: nos olhos, coceiras, lacrimejamento e vermelhidão nas conjuntivite,

:: infecções recorrentes.




Segundo Juliana, cuidados simples ajudam os alérgicos a conviverem com os animais de estimação:



:: banhe e escove o seu mascote uma vez por semana. Isso deve ser feito por um membro da família não alérgico ou em local especializado;


:: lave, com água quente, a cama, os cobertores e as roupas dele uma vez por semana;


:: utilize aspiradores de pó em tapetes e sofás, além da limpeza do local com pano úmido;




:: mantenha a cama e a caixa de areia dos animais longe do quarto da pessoa alérgica;


:: quem é sensível ao pelo deve evitar abraçar, beijar e acariciar os animais. Caso tenha esse tipo de contato com o animal, a pessoa deve lavar bem as mãos logo depois. 


sexta-feira, 5 de junho de 2015

Descubra o segredo da famosa bruschetta caprese


INGREDIENTES

  • 3 tomates débora ou italianos
  • 100 g de mussarela de búfala
  • 50 ml de azeite
  • 4 fatias de pão italiano
  • ½ dente de alho
  • Folhas de manjericão fresco, sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

Tire o "olho" dos tomates, corte-os em rodelas de 0,5 cm. Retire e descarte suas sementes.
Corte a mussarela de búfala em rodelas na mesma grossura do tomate.  Desfolhe o manjericão.
Grelhe as fatias de pão italiano numa chapa por cerca de 2 minutos cada lado, até que fique marcada e crocante. Esfregue um lado com o dente de alho e tempere com azeite, sal e pimenta. Cubra cada fatia de pão com rodelas alternadas de tomate e mozzarella de búfala. Tempere com sal, pimenta-do-reino, regue com o azeite e decore com algumas folhas de manjericão. 


Via IG.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

O delicioso quindim com hortelã

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 8 gemas médias peneiradas
  • ½ xícara (chá) de coco ralado desidratado (com adição de açúcar)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • Para decorar: hortelã

MODO DE PREPARO

Misture em uma panela o açúcar (reserve 2 colheres das de sopa) com ½ xícara (chá) de água. Leve ao fogo e cozinhe, sem mexer, por 10 minutos ou até fazer uma calda em ponto de fio ralo. Retire do fogo e misture delicadamente 1 colher (sopa) de manteiga. Não mexa muito para não açucarar a calda. Deixe esfriar por 5 minutos.
Bata por 5 minutos as gemas no liquidificador. Despeje em uma tigela e misture o coco e a calda. Despeje em uma assadeira com furo no meio (capacidade para 1 litro) untada com a manteiga restante e polvilhe com o açúcar reservado. Leve ao forno preaquecido, em temperatura média (180ºC), em banho-maria, por 1 hora ou até que enfiando um palito no quindim ele saia limpo. Retire do forno e desenforme depois de frio. Decore com hortelã.

Via IG.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Descubra como cortar cebolas sem chorar



Chega de lágrimas!!! Depois de 3 semanas pacientemente concedidas pelos fiéis leitores deste blog, já sei como cortar cebolas sem chorar.

O blábláblá que se ouve por aí a respeito deste assunto que te faz lacrimejar é pura balela. Morder um fósforo enquanto descasca, deixar a torneira aberta enquanto corta, colocar um pedaço de pão na boca, nada disso deve ser levado a sério.

O que verdadeiramente importa é que você entenda por que cortar cebola é tão triste.

Já aconteceu com você de picar a cebola quase inteira sem chorar, sentir um orgulho danado do grande avanço culinário e aí, quase no finalzinho: lágrimas??

Então… É porque você “molengou” demais e deixou dar tempo delas chegarem aos seus olhos!

O que te faz chorar é um gás muito comovente (falando sério, é um composto que contém enxofre. Para os mais curiosos: sulfóxido de tiopropanal), resultante da reação entre uma enzima e um grupo de outros compostos, que já existem dentro das células da cebola, isoladamente. Porém, quando ela é cortada, eles entram em contato um com o outro e reagem, resultando no tal gás que te faz chorar.

Eu já sabia que cortar a cebola com a velocidade e habilidade de um chef é uma forma competente de não chorar, ou melhor, de não dar tempo de chorar. Mas só que “tá, tá, tá, tá, tá, tá” ainda não é comigo. Eu ainda tenho um medinho de lascar a faca no dedo (se você tivesse alguma idéia do quanto eu sou desastrada, diria para eu nunca tentar fazer isso) e acabar me arrependendo depois, porque afinal de contas chorar é bem tranquilo perto disso.

Facas afiadíssimas são perfeitas para cortar cebolas, mesmo se não for com aquela agilidade toda. Elasquebram menos células da cebola no corte e, consequentemente, menos gás que faz chorar será produzido! Esta faca cega que você tem aí na sua gaveta é uma arma destruidora de células e causadora de lágrimas.

A boa notícia é que existe sim uma forma bem mais fácil de evitar que as lágrimas saiam, uma forma verdadeira!

Basta colocar a cebola por umas 2 horas na geladeira antes de cortar. Isso vai desacelerar a reação química que produz aquele gás das lamentações e também vai diminuir a tendência que ele tem, digamos assim, de sair voando pelos ares.