segunda-feira, 22 de junho de 2015

Como controlar o fogo e a grelha para não sofrer acidentes




Cozinhar com o auxílio de uma grelha é ótimo, ela dá um sabor especial para a comida (no caso de churrasqueiras) ou torna a preparação da comida muito mais prática – para as elétrica ou a gás. Mas existem algumas regrinhas para tirar todo o proveito das grelhas:

Limpe bem: principalmente nas grelhas de churrasco, é comum topar com os restos da última refeição que foi preparada ali, mesmo que isso tenha acontecido há mais de duas semanas. Deixá-la limpa é uma forma mais higiênica de preparar seus alimentos e também faz com que seu prato não pegue o sabor de umas semanas atrás.

Para limpar, você vai precisar esquentar a grelha (no fogo mesmo) e então usar uma espátula de metal para raspar o grosso dos resíduos. Agora, passe óleo de cozinha em um pano e, com um pegador de cabo longo, segure o pano e passe na grelha até ficar limpinha.

Caso ela esteja muito suja, aqueça, retire-a do fogo e então esfregue bem com um pano e óleo de cozinha.

Controle os líquidos do alimento: a gordura da carne sempre é usada para amaciar a carne e conferir suculência. Porém, preste atenção quando ela estiver pingando gordura sobre o fogo, as labaredas não devem tocar na carne e, o ideal, é que a carne fique mais alta ou que você a mova algumas vezes para a gordura não pingar sempre no mesmo lugar.

Os excessos de molhos especiais devem ser removidos para que não aconteça de, por exemplo, um pedacinho de cebola ficar carbonizado e dominar o sabor naquele pedaço.

Ah, e depois será mais fácil de limpar.

A função dos espetos: os espetos são ótimos aliados na hora de assar algum alimento, já que são fáceis de manejar e fazem que o calor seja melhor distribuído na comida. Se o corte for pesado ou grande demais, use pegadores ou luvas de cozinha para ajudar a virar o espeto.

Níveis de fogo: na hora de preparar o fogo, deixe um lado com pouco calor (com pouco ou sem nada de carvão) para que seu corte asse por inteiro e de forma mais lenta, evitando que queime por fora e fique cru por dentro. Depois de cozinhar por dentro, você pode transportar o alimento para a parte mais quente com o intuito de dourar a peça.

Essa técnica é especialmente útil para cortes grossos ou que precisam de mais tempo de fogo, como cebolas inteiras.

Leia o fogo: é preciso saber controlar a intensidade das chamas e usar isso a seu favor. Não apresse sua comida caso o fogo esteja muito forte e, se precisar aumentar o calor, junte o carvão em um ponto.


Via Vapza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário