sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Saiba tudo sobre o "Save the Date"


O Save the Date é uma expressão muito recorrente para quem está mergulhado no universo dos preparativos do casamento. Nada mais é do que um pré-convite do casamento que, geralmente, é enviado aos convidados com quatro a seis meses de antecedência. Trata-se de uma maneira de avisar aos amigos e familiares sobre a data do casamento, de modo que eles possam agendar o dia e incluí-lo em sua programação, com data e hora já marcadas.
O Save the Date é uma boa ideia para quem tem convidados que não moram na cidade ou que já têm muitos compromissos agendados no decorrer do ano. Esse segmento de convites é bem mais do que um convite formal e convencional; trata-se mesmo de um tipo de lembrete, para o qual se pede uma elaboração mais descontraída e personalizada.
Pelo seu tom mais íntimo, é aconselhável que o Save the Date seja entregue apenas para aquelas pessoas realmente queridas para o seu casamento. Mas atenção, o convite formal não é dispensável: envie-o também.
O Save the Date pode ser enviado por email, por exemplo, exceto para os convidados mais idosos ou para os que não dominam a tecnologia. Nesses casos, o envio pelo correio é a solução mais adequada. Esse tipo de convite deve conter os dados básicos do evento, que incluem: o nome dos noivos, a data, a hora e o local da cerimônia. Colocar frases marcantes, fragmentos de músicas, versos bonitos, fotos ou caricaturas do casal são ideias criativas na hora de compor o seu Save the Date.
Curiosidade: o Save the Date não precisa ser precisamente um cartão, pode ser um CD com fotos e canções, um vídeo com o casal avisando sobre o casamento ou até mesmo um ímã de geladeira com a foto do casal.
Não se esqueça de que o Save the Date é uma espécie de primeiro contato dos convidados com a sua festa. Por isso, não economize no capricho e na pessoalidade na elaboração de seu convite, dando a ele um aspecto geral que combine com o clima de sua cerimônia, sua festa e com o convite convencional que virá em seguida.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Faça um delicioso "lemon curd"

Essa receita de lemon curd é feita toda no micro-ondas, uma ótima idéia para quando você precisa preparar uma sobremesa rápida e deliciosa. use o lemon curd como recheio de tortas e bolos ou sirva com bolachas.

Ingredientes:

  • 1 xícara (200 g) de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 xícara (240 ml) de suco de limão siciliano
  • Raspas de 3 limões sicilianos
  • 1/2 xícara (115 g) de manteiga sem sal, derretida

Modo de preparo:

  • Em uma vasilha que possa ir ao micro-ondas, misture o açúcar com o os ovos até formar um creme.
  • Acrescente o suco de limão, as raspas de limão e a manteiga. Misture tudo. 
  • Ponha a vasilha no micro-ondas e cozinhe o creme durante 1 minuto. Mexa e coloque-o novamente durante 1 minuto. Repita esse processo até que o creme de limão esteja espesso o suficiente para cobrir as costas de uma colher. 
  • Tire do micro-ondas e coloque-o em potes esterilizados. 
  • Mantenha na geladeira por até 3 semanas.


Dica:
Se você cozinhou demais o lemon curd ou esqueceu de mexer a cada minuto, passe o doce por uma peneira fina para separar os pedacinhos de ovos cozidos.

Preparo:10mins
Cozimento: 6mins
Pronto em:16mins

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Como usar salto alto sem sentir dor


Provavelmente a maior felicidade, ao chegar em casa, é jogar os sapatos para longe. Queremos estar elegantes, lindas e poderosas, mas sem sofrimento. Tudo o que precisávamos era de um jeito de evitar dores ao usar salto alto. Pois, acredite, ele existe.
Para esse truque você irá precisar apenas de uma fita adesiva - ou um esparadrapo - e uma tesoura.

Antes de calçar o sapato, passe a fita adesiva em volta do terceiro e do quarto dedos do pé. Há um nervo entre esses dois dedos que pode sofrer uma lesão quando pressionado de maneira incorreta, o que causa o chamado "neuroma de Morton".

A fita adesiva se encarregará de manter esses dedos unidos, diminuindo a pressão no local e ajudando a evitar a dormência e as dores nos pés.


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Reencontro de turma: como organizar



Reencontrar amigos dos tempos do colégio é o tipo de evento que merece cuidado com todos os detalhes. Afinal, tantos anos depois, vocês merecem ter um dia especial, cheio de recordações e emoção. Veja algumas ideias para a decoração desse tipo de festa.

Livros

Esta é uma ideia simples que envolve livros, tinta em spray e cola quente. Esses livros podem ser encontrados em sebos e, assim que encontrá-los, pinte-os com tinta spray das cores de seu colégio. Assim que a tinta estiver seca, cole três ou quatro deles juntos com cola quente. Embrulhe-os em papel de presente - com as cores da escola, de preferência - e coloque-os sobre a mesa como peça de decoração.

Árvore fotográfica

Faça cópias das fotos do último ano. Corte-as e pregue-as em árvores fotográficas. Coloque-as sobre a mesa para fazer decorações divertidas. Isso também é uma ideia pratica se existirem assentos marcados. Essa decoração será motivo para começar uma conversa quando os convidados estiverem procurando seus lugares e rindo das mudanças, do cabelo e das lembranças.

Um pouco de animação

Não há ideia mais caprichosa e divertida do que reunir recordações de eventos esportivos e usá-las como decoração de mesa. Se você não foi uma animadora de torcida nem fez parte do grupo de animadores, ainda pode usar itens comuns vendidos em lojas de departamento. Os pompons podem ser comprados por um preço muito baixo e podem vir nas cores da sua escola. Coloque-os perto de megafones e você terá uma decoração para a mesa. Lembre-se de colocá-los em cima de confetes ou serpentinas.

Troféus com duplo objetivo

Troféus também podem ser usados como peças de decoração e, mais tarde, como parte de uma cerimônia de premiação. Use vários troféus com frases como "Palhaço da Sala" ou "O mais provável de ter sucesso". É divertido ver quem continuou com esses títulos depois do colégio. Outro troféu deve ter a seguinte inscrição: "Maior surpresa no reencontro da sala". Para usar as peças de decoração em um jogo, tenha uma lista das inscrições dos troféus em uma folha separada. Assim que você ler uma da lista, uma pessoa perto do troféu terá que entregá-lo ao colega e ele pode dizer seu discurso. Esses troféus não servirão apenas para a decoração e para os jogos, mas também serão recordações que farão as pessoas sorrirem por vários anos.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Aprenda a fazer o prático "hambúrguer de banana"


Se a visita chegou de última hora e você não sabe o que servir, que tal uma receita rápida, fácil, gostosa e que, de quebra, ainda parece sofisticada? Assim é o "hambúrguer de banana".

Ingredientes:

  • 1 banana nanica
  • 1 colher (café) de manteiga
  • sorvete de doce de leite
  • folhas de hortelã para decorar


Modo de Preparo:

  • Corte a banana em cubinhos e, em uma frigideira antiaderente, frite com manteiga. 
  • Acomode a banana no prato com um aro e sirva com sorvete de doce de leite. 
  • Decore com folhas de hortelã.

Via Terra.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Três truques para tirar a gordura da cozinha


Livrar-se da gordura na cozinha é tarefa para quem é muito obstinado. Por mais saudáveis que sejam as receitas preparadas, boa parte delas vai gerar algum tipo de gordura. Para lidar com esse problema, veja os truques abaixo.

1. Limpar os talheres engordurados
Faca ou colher com manteiga: é ruim de limpar, né? Suja a bucha, meleca tudo. Antes de lavar, retire o excesso com o saco do pão, ou uma sacola, ou um pedaço de papel.

2. Desengordurar o fogão
No fogão, um limpador multiuso já basta. Jogue nas partes mais sujas e deixe agir por um minuto.

3. TNT: o melhor pano contra a gordura
Use um pedaço de TNT (tecido) - esse paninho é muito fácil de limpar. Para proteger a pia, sempre que lavamos panelas, colocamos um pano embaixo, e esse pano fica todo engordurado, mas basta jogar um pouco de detergente, dar uma esfregadinha e pronto! Ele fica limpíssimo! Para o fogão, a mesma coisa. Tire o excesso de gordura com o TNT, depois passe um pano que seque bem (pois o TNT não é bom pra isso) e ganhe tempo com paninhos de cozinha.

Via SOS Solteiros.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dicas para escolher o buquê de noiva


O buquê de noiva é um detalhe delicado no figurino do casamento. Depois do vestido, é ele quem mais chama a atenção quando a noiva faz o caminho para o altar e deve estar de acordo com todos os outros elementos, como sapatos e joias.
No trajeto até a igreja ou o restaurante, nunca coloque as flores no colo, pois podem manchar o vestido. Lembre-se também que suas amigas solteiras já estarão esperando o momento de pegar o buquê. Por isso, se quiser guardar o seu, faça uma versão menor para se divertir na festa.




Tipos de buque de noiva:
– Redondo: é um dos mais escolhidos, pois pode ser usado em qualquer horário do dia pelas noivas altas ou mais baixas;
– Cascata: sofisticado e elegante, é ideal para casamentos noturnos. Tem o formado alongado, como o de um cacho de uva mais comprido, e deve ser evitado pelas noivas baixinhas;
– Braçada: é para ser levado no braço e combina bem com os vestidos mais simples, sem muito brilho. Pode ser usado por noivas altas e baixas, em qualquer horário do dia;
– Flor única: ideal para as noivas cheias de estilo, por ser uma escolha ousada. Prefira flores grandes e com caule longo;
– Buquê de broche: em vez de ser feito de flores, é composto por joias e pedrarias. Combina com cerimônias sofisticadas e pode ser guardado como lembrança por muito tempo.

Dicas para escolher o buque de noiva
Para acertar na escolha do buquê, é preciso ficar atenta a alguns detalhes simples. Nunca use as mesmas flores da decoração para não parecer que o acessório foi feito com as sobras. Evite também aquelas com cheiro muito forte, como os lírios.
Para cerimônias mais formais, flores em tons pastel combinam melhor. Já as noivas modernas podem optar pelos tons mais fortes sem medo de ousar.
O vestido de noiva também influencia muito na escolha. Um modelo com corte clássico, cauda e véu largo pede um buquê em cascata. O excesso de bordados exige um acessório mais simples. Porém, se o vestido for minimalista, aposte em um buquê elaborado, repleto de cores.
O tradicional vestido branco vai bem com flores coloridas, enquanto modelos perolados combinam melhor com flores brancas. Se o sapato ou algum detalhe do vestido for colorido, escolha um buquê neutro para um look harmonioso.

Como escolher as flores
Com as características do vestido e da cerimônia em mente, é hora de escolher como será o buque de noiva. As flores da época costumam serem sempre mais baratas, fáceis de encomendar e duram mais no grande dia.
– Primavera: copo-de-leite, gérbera, violeta, narciso, petúnia, bromélia, lírios, boca de leão, frésia e crisântemo;
– Verão: rosas (as nacionais são mais em conta e igualmente bonitas), flor-de-lis, amarílis, bromélia, bico-de-papagaio e gérbera;
– Outono: orquídea, hortência, flor de maio, azaléia, rabo-de-gato, gérbera e margaridinha;
– Inverno: tulipas, angélicas, orquídeas, begônia e goivo.

Independente da estação, não é recomendado escolher girassóis, pois o cabo solta um tipo de seiva que pode manchar o vestido. 
Se você acredita na simbologia das flores, escolha o buque de noiva de acordo com o significado de cada uma:
Orquídeas: sentimento de beleza e perfeição
Lírio: pureza
Rosas vermelhas: amor
Violetas: modéstia
Cravos: inocência e lealdade
Tulipas: prosperidade e independência
Hera: fidelidade

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Polpetone de carne saboroso




Ingredientes:

  • 300 g de coxão mole moído
  • 300 g de pernil de porco moído
  • 100 g de bacon sem couro moído
  • 1 cebola grande ralada
  • ½ colher (sobremesa) de alho moído
  • 2 xícaras (chá) pão sovado triturado ou ralado
  • 1 ovo inteiro
  • Noz-moscada ralada, sal e pimenta a gosto
  • Farinha de trigo, farinha de rosca e ovos batidos para empanar
  • Recheio:
  • Fatias de presunto e mussarela
  • Molho de tomates:
  • 1 xícara (café) de azeite de oliva
  • 1 colher (sobremesa) de alho amassado
  • 1 colher (sobremesa) de orégano
  • 1 kg de tomates frescos pelados e moídos
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar
  • 2 cubos de caldo de galinha
  • ½ xícara (chá) de vinho tinto seco
  • Folhas de manjericão fresco a gosto


Modo de preparo:
Polpetones:

  • Misture as carnes com o bacon moído e o restante dos ingredientes, deixe descansar por no mínimo 2 horas
  • Faça 2 bifes redondos na palma das mãos e recheie com 1 fatia de presunto e 1 de mussarela dobradas em 4 partes
  • Passe pela farinha de trigo, depois nos ovos e farinha de rosca, repita essa operação mais uma vez
  • Frite em óleo abundante e quente (fritar até dourar, o restante do cozimento do polpetone acabará acontecendo no forno)
  • A acomode em um refratário, cubra com molho de tomates, e cada um deles com fatias de mussarela, salpique tudo com orégano
  • Os polpetones devem ficar com 10 cm de diâmetro mais ou menos, e com 2,5 a 3 cm de altura
  • Para facilitar molhe a palma das mãos com água para não grudar e facilitar o acabamento
  • Leve ao forno por mais ou menos 40 minutos


Molho de tomates:

  • Fritar o alho no azeite, acrescente o orégano e em seguida o restante dos ingredientes, exceto o vinho
  • Deixar cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 45 minutos
  • Adicione o vinho e desligue assim que ferver novamente, coloque as folhas de manjericão fresco e está pronto para ser utilizado

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Como harmonizar vinhos e refeições

A enogastronomia é um conjunto de técnicas que sommeliers usam para saber que tipo de vinho combina com que tipo de comida, provando cada vinho e fazendo anotações sobre cada uma de suas características. Como eles estudaram bastante tendo cada uma dessas características eles sabem indicar cada tipo de vinho para cada tipo de refeição.
Se um vinho combina com um tipo de alimento, ele não deixará um sabor amargo na boca quando você tomá-lo após ter provado a refeição, você vai sentir como se ele fizesse parte daquele prato. Por isso, a harmonização é tão importante para uma refeição mais saborosa e mais prazerosa.
Mas, para deixar tudo de uma forma mais simples, aqui tem um cronograma com as refeições ligadas aos tipos de vinho que combinam com elas:

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Passo a passo para organizar suas bodas

Boda é a festa que celebra o aniversário de casamento. As bodas de prata (25 anos de casamento) e as de ouro (50) são as mais comemoradas. No entanto, para todos os anos existe uma denominação.
Os primeiros anos podem ser comemorados a dois, com um jantar romântico, um passeio agradável ou até uma pequena viagem. Depois de algum tempo, geralmente, os casais (principalmente os com filhos) gostam de comemorar junto com a família e os amigos mais íntimos. Para isso, as reuniões informais são as mais indicadas, com pratos descontraídos, dos quais os próprios convidados possam se servir, de modo que o casal tenha a oportunidade de conversar e dar atenção a todos os convidados.
E quando chegam as bodas de prata e ouro? São muitos os detalhes a serem pensandos para que a comemoração divirta o casal e seus convidados e, ao mesmo tempo, seja um momento de emoção e recordação para todos. 


Geralmente, as bodas de prata são organizadas pelo próprio casal ou pelos filhos. Nas bodas de ouro, a festa é organizada pelos filhos. A primeira coisa a ser feita neste tipo de comemoração é decidir se haverá ou não uma cerimônia religiosa. Em caso afirmativo, é interessante que seja realizada na mesma igreja em que ocorreu o casamento. A confecção de novas alianças também deve ser lembrada. Nas bodas de prata, elas, preferivelmente, são de ouro branco, enquanto, nas bodas de ouro, são de ouro e ligeiramente mais largas do que as do casamento. 



Fazer a lista de convidados e escolher o tipo de recepção (almoço, jantar, coquetel, etc.) são os próximos passos. Depois, é preciso decidir o local em que a festa será realizada, que pode ser um salão de festas, um clube, hotel ou até em casa. Encomendar o buffet, escolhendo a louça de acordo com o tipo de comemoração, as flores para decoração e optar por um som ambiente (que pode ser colocado por um amigo) ou algo mais dançante, que pode ser tocado por um pequeno conjunto, músico ou até um DJ.  



No convite, quem convida são os filhos: no alto, em letras destacadas, virão os nomes das filhas, seguidos dos nomes dos filhos, sendo que o último é acompanhado do sobrenome da família. Outra opção é colocar o nome dos filhos de acordo com a data de nascimento, partindo do mais velho e terminando com o mais novo. Se a boda for de prata, os detalhes do convite devem ser em prateado e, se for de ouro, em dourado. 



Nas bodas de prata, é costume presentear o casal com objetos de prata ou na cor prateada. Nas de ouro, os presentes devem ser de cristal fino ou porcelana com filetes dourados, ainda existe a opção metal dourado e tudo que lembre ouro. Muitos casais, ainda, optam por pedir donativos para associações beneficentes.



As opções para as lembrancinhas são várias: amêndoas embaladas em papel metalizado, dourado ou prateado, bem-casados amarrados com fitinhas da cor da boda, monóculos com a foto do casal, bloquinhos de anotação com o nome do casal gravado em prata ou ouro, minigarrafas de vinho ou champanhe.



É importante lembrar de contratar um fotógrafo e/ou filmagem para eternizar este momento de comemoração e alegria. Aproveite para organizar um álbum com registros de toda família. É uma bela recordação!

Via Hagah.

domingo, 4 de outubro de 2015

Para o casamento: guardanapos de pano ou de papel?

Apesar de algumas noivas ainda não terem aderido à febre dos guardanapos personalizados, essa customização já é tendência entre as equipes de assessoria de casamento. O detalhe é importante não só na decoração, mas também na utilidade, pois a intenção é que ele seja usado durante a festa.

Um dos principais “dilemas” de uma noiva é optar por guardanapos de papel ou de pano. Os guardanapos de pano, por serem a opção mais tradicional, acabam atribuindo certa elegância ao casamento, entretanto são bem mais caros. Já o guardanapo de papel, além de ser mais absorvente, é mais relevante em sua utilidade.

O material descartável também oferece mais alternativas de customização e inovação. De qualquer maneira, não se trata de escolher entre um e outro.  O guardanapo de papel acaba sendo mais usado para repousar no colo ou limpar as mãos. A versão de papel personalizada traz um ar de sofisticação e requinte ao evento.

O estilo e o orçamento do casamento também podem influenciar na escolha. “Indicamos guardanapos de papel, pois são boas alternativas tanto na hora de usar como no preço. Outra vantagem são as possibilidades de customização”, comenta o executivo da Relevo Guardanapos Especiais, João Rufatto.


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Bolinhos rápidos de arroz

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de arroz cozido
  • 1/2 xícara de chá de queijo ralado
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de cheiroverde picado
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
  • 1/2 xícara de chá de amido de milho
  • 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • óleo para fritar


Modo de preparo:

  • Misture tudo muito bem
  • Frite as colheradas em óleo quente, deixando dourar de ambos os lados
  • Escorra sobre papel absorvente