quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Maneiras infalíveis e seguras de afiar facas



As facas são instrumentos fundamentais em qualquer cozinha do mundo! E não importa se a pessoa é uma dona de casa que cozinha diariamente para a família ou um renomado chef que trabalha num grande restaurante, é importante que a faca esteja sempre afiada, para que “possa cumprir bem sua função”.

Afiar uma lâmina pode ser um ato simples, que qualquer pessoa pode fazer, por exemplo, na beirada da pia, ou uma arte mais complexa, que exige muito conhecimento e anos de prática. Tudo depende, basicamente, do resultado que se espera e, também, um pouco, do valor do instrumento que se está afiando.

De acordo com o chef de cozinha do restaurante Alessandro e Frederico, o italiano Gennaro Cannone, é um tanto subjetivo falar sobre amolação de facas, pois cada profissional utiliza um tipo diferente de faca. “O sushiman, por exemplo, utiliza facas de lâminas mais finas que a daqueles que trabalham com carnes nobres, que requerem lâminas mais grossas. Cada faca tem uma função, um ponto diferente”, comenta.

Mas, apesar das particularidades de cada faca, abaixo você conhece algumas das maneiras mais conhecidas de se afiar esses instrumentos.

1. Como afiar faca na pedra

As orientações e dicas abaixo são de Wilson Kano, diretor da rede de franquias de marmitas japonesas ObentôMania. “Utilizo muito as facas dentro do meu cotidiano para fatiar os peixes e ingredientes de acordo com a exigência da boa culinária oriental. Sendo assim, as facas são instrumentos muito necessários, logo, precisam estar sempre afiadas”, comenta.

Primeiramente, é necessário molhar a pedra por uns cinco minutos. Uma sugestão é deixá-la em um recipiente com água.

Depois, vale notar que a pedra tem dois lados: um mais poroso e outro mais liso. Quem afia as facas regularmente pode, geralmente, utilizar somente o lado mais fino da pedra (menos poroso).

Deslize a faca por toda a pedra. Isso com ela em um ângulo de aproximadamente 30 graus.

“É como cortar a pedra de maneira bem fina, ao longo dela inteira”, explica Wilson Kano. No vídeo abaixo você confere também um método simples e rápido para afiação:



2. Como afiar faca no esmeril

Esmeril é uma “roda de pedra” girada por um motor. A peça é fixada em uma bancada. Este é um método que exige maiores cuidados.

Passe óleo lubrificante na lâmina da máquina, pois ajudará a proteger a lâmina enquanto for afiada.

Ligue o esmeril, segurando a faca em um ângulo de 45 graus nele.

Mova a faca pelo esmeril, da base até a ponta, com cuidado.

Repita esse processo três ou quatro vezes.

Vire a faca e repita o processo para afiar o outro lado.

Wilson Kano destaca que afiar facas com um esmeril exige uma habilidade maior devido ao risco de se machucar. “Sugiro não utilizar essa técnica se não tiver total controle do equipamento e do ato”, alerta.


3. Como afiar faca com chaira

Wilson também dá suas dicas sobre o uso da chaira para devolver o fio à faca, confira:

Segure a chaira com a ponta para cima.

Deslize a faca por todo o comprimento da chiara em um ângulo de cerca de 20 graus, fazendo movimentos de fora para dentro, tomando sempre cuidado para não se machucar.

Repita o mesmo movimento e número de movimentos dos dois lados da faca.

“A ideia é a ilusão de tirar uma fatia bem fina da chiara”, comenta Wilson Kano. No vídeo abaixo, Vicente da Silva Filho também ensina maneiras de se utilizar a chaira para afiar faca. Vale a pena conferir:




Nenhum comentário:

Postar um comentário