quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O que usar em um casamento na praia?



Verão chegando, cada vez mais casamentos na praia acontecendo… E a mesma dúvida de muitas madrinhas e convidadas: o que vestir em casamento na praia? Abaixo escrevi algumas dicas para ajudar:

1) Regra nº1: Esteja linda! Fica mais fácil você pensar no look se tiver esta frase na cabeça. É um casamento e casamentos são sempre ocasiões especiais, uma festa foi preparada para você celebrar junto aos noivos, então esteja linda e capriche no visual. Não é porque o casamento é na praia que pode ir despojada com qualquer vestidinho usado domingo para tomar sorvete.

2) O casamento ser na praia também não significa que é mais informal. É verdade que a maioria do casais que decidem casar na praia gostam sim do clima descontraído e informal, mas isso não é regra. Pode ser um casamento chiquérrimo num resort de praia. Mas pode também ser um casamento de surfistas totalmente despojado e com todo mundo descalço na areia. O convite deve passar a primeira impressão de como será a festa, para você pensar no traje. Caso não faça a mínima ideia, a melhor coisa é simplesmente perguntar para a noiva. Eu aposto que a noiva vai preferir mil vezes que você pergunte sobre o traje do que simplesmente ir de qualquer jeito.

3) Para madrinhas, a dúvida costuma ser sobre o comprimento, longo ou curto. Mais uma vez, a melhor coisa a fazer é perguntar para a noiva! Não existe uma regra, quem define se quer todas de longo, todas de curto, se pode ter madrinha com vestido estampado ou não, é a noiva.

4) O que diferencia seu vestidinho usado domingo a tarde de um vestido de casamento na praia é o tecido. Casamento sempre pede tecidos nobres (lembre-se, é uma ocasião especial!) como mousseline de seda, crepe de seda, linho. Pense em tecidos leves, fluídos, com movimento. Não significa que não possa usar vestidos mais estruturados, mas nesse caso opte por vestidos de cores claras ou alegres/ estampado para balancear.

5) Cores claras, alegres e estampas são perfeitas para casamentos na praia.

6) Pode usar brilho? Se o casamento for daqueles que começa no fim da tarde com o pôr do sol e a festa vai noite adentro, pode sim! Mas fica melhor brilho em forma de pedras bordadas ou brilho com estampa do que simplesmente metalizados (dourado e prateado) usados em festas na cidade.

7) E os sapatos? Mais uma vez, tente se informar sobre como é o local da festa ou converse com a noiva. Se o casamento for totalmente pé na areia ou num deck, é melhor evitar salto alto. Vestidos fluídos longo com rasteirinha de festa fica lindo.

8) Os acessórios também são importantes. Vestidos lisos de mousseline de seda ficam lindos com brincos grandes e pulseiras, especialmente usando gemas brasileiras. A clutche complementa o look, escolha uma colorida coordenando com o vestido ou de materiais naturais como bambu.

9) Cabelo e maquiagem não podem ser esquecidos, fazem parte do visual da convidada. Lembre-se que na praia pode ter aquele ventinho/ brisa, que pode bagunçar sua escova ou baby liss ainda na cerimônia religiosa. É uma boa oportunidade de fazer um coque ou trança despojada, daquelas que você treina em casa e no dia pode conseguir fazer sozinha mesmo!

10) Não adianta você estar linda e seu namorado/ noivo completamente errado. Traje masculino para casamento é sempre terno. Se o casamento for diurno, pode ser terno bege ou cinza claro. Casamentos entrando noite a dentro, um terno cinza fica ótimo. Caso a festa seja informal, calça de linho com camisa branca fica sempre elegante, ou mesmo uma calça social bege com camisa branca, sem o paletó. Jeans e bermudas estão fora de cogitação, a menos que os noivos sejam completamente desencanados, a festa seja completamente informal e tenham liberado ir como quiserem (eu sempre considero que pode ser um casal que não goste de regras e prefira os convidados à vontade, mas neste caso é sempre bom conhecer bem os noivos e perguntar informalmente, porque às vezes o casal é até informal, mas estão preparando uma festa de casamento mais “certinha” e esperando que todos os convidados estejam lindos!).






Nenhum comentário:

Postar um comentário