Rejane Nascimento, especialista em produtos têxteis da 5àsec, diz que passar uma escovinha de cerdas bem macias nos calçados à noite, por exemplo, tira o excesso de sujeira e poeira.
“Guardá-los em saquinhos de TNT também ajuda a conservá-los. Há quem use caixas, mas há o inconveniente de os pares ficarem muito tempo fechados sem tomar um ar, o que pode ajudar no aparecimento de fungos e bolor”, diz. Além disso, nunca empilhe ou force para ganhar espaço no armário para não deformar ou deixar marcas indesejadas.
Lavagem sem erros
“O suor é ácido e o pé sua bastante. Junto com a poluição e a sujeira, a transpiração do cria bactérias que podem causar doenças e o mau cheiro”, complementa Rejane. Daí a importância de você não descuidar da limpeza.
Camurça: O ideal é contar com o serviço de lojas especializadas. Em casa, limpe primeiro o interior com produtos próprios para o tecido, como desodorizantes ou sabão líquido neutro (em pouca quantidade, sem criar espuma) e um paninho, secando bem depois. Por fora, utilize pano úmido com detergente.
Couro: Limpe parte por parte com um pano úmido com sabão neutro, secando em seguida. Hidrate com um pouquinho de lustra-móveis, hidratante corporal ou silicone, sem esquecer do mesmo método de higienização interna para camurça.
Couro metalizado: Lave com o lado amarelo da esponja (também parte por parte) sempre removendo a umidade.
Verniz: Passe só um paninho levemente úmido ou uma flanela e uma escova de crina de cavalo para conservar o material. Não use água corrente muito menos cera.
Plástico: Pode colocar embaixo da torneira sem medo porque este material é mais resiste. Apenas seque bem para não ficar escorregadio ou com odor.
Modelos com pedrarias: Uma escova de dente com cerdas macias, sabão neutro e um secador dão conta do serviço. Mas tudo com muita calma porque esse tipo de calçado sensível requer atenção dobrada.
Palmilhas: Tente lavá-las duas vezes por semana. Se não for possível, pendure-as em um lugar arejado no fim do dia para que “respirem”.
Cadarços: Os de materiais sintéticos podem ser limpos com água corrente ou até na máquina de lavar. Já os de couro exigem os mesmos cuidados indicados para os calçados deste material.
Via Vital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário