O arroz é um alimento indispensável no prato dos brasileiros, sendo também um dos grãos mais consumidos ao redor do mundo, o que naturalmente, se deve em especial ao fato dele ser rica fonte diária de carboidrato.
Apesar dos benefícios oferecidos pelo alimento, contudo, nem toda forma de preparo do mesmo se traduz exatamente em um prato saudável, pelo que, alguns cuidados podem ser tomados e determinados recursos implementados a fim de tornar o alimento ainda mais nutritivo.
Incrementar o arroz com oleaginosas
Acrescentar oleaginosas tais como castanha, nozes, e amêndoas no arroz, pode resultar em alimento mais saboroso, tornando-o também mais nutritivo, uma vez que os incrementos são ricas fontes de gorduras boas que auxiliam no controle do colesterol.
Outo benefício das oleaginosas é o de fazer com que a velocidade da absorção dos carboidratos seja diminuída, o que resulta no prolongamento da sensação de saciedade.
Vale ressaltar, contudo, que quem deseja manter o peso deve consumir as oleaginosas com moderação uma vez que elas são extremamente calóricas.
Incrementar o arroz com vegetais
Acrescentar vegetais ao preparo do arroz é algo que se revela uma excelente maneira de variar o prato, deixando-o mais nutritivo. A tendência é que o alimento receba toda a concentração das propriedades presentes nos vegetais.
Dentre os alimentos que podem ser utilizados, destacam-se a cenoura (que é rica em fibras, betacaroteno, antioxidantes e vitamina A – importante para a saúde dos olhos), e o brócolis (que é rico em magnésio, e ferro dentre outros nutrientes).
Evitar o óleo em excesso
Especialistas em nutrição afirmam que o primeiro passo para deixar o arroz mais nutritivo e menos calórico é usar uma quantidade menor óleo na hora do preparo. A quantidade ideal de óleo para cada xícara de arroz é apenas uma colher de sopa.
Evitar o excesso de sal
Não é segredo para ninguém que o consumo exagerado de sal pode ocasionar sérios problemas. Dentre os possíveis riscos estão os de hipertensão e de doenças do coração.
Dito isso, é importante ressaltar mais uma vez a importância de usar pouco sal na hora do preparo do arroz, assim como nos demais alimentos.
Evitar temperos prontos
Os temperos industrializados normalmente são ricos em sódio, o que pode aumentar a pressão sobre os rins, levando-o a trabalhar em excesso, aumentando também os níveis do colesterol.
Isso sem contar que os temperos prontos possuem uma série de conservantes e corantes, dentre outros aditivos químicos.
Não prepare o arroz com manteiga
A manteiga é rica em gorduras prejudiciais à saúde, portanto, ela deve ser evitada tanto no preparo do arroz, quanto em outros alimentos (incluindo o pão). Outra razão para evitar a manteiga é que ela possui um alto índice calórico.
Via Click.
Nenhum comentário:
Postar um comentário