quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Dicas para facilitar a limpeza da cozinha.


Toda mulher que cuida dos serviços domésticos, sabe muito bem o trabalho que dá manter uma cozinha sempre limpa e impecável. Apesar de o banheiro ser o ambiente mais lembrado quando o assunto é contaminação, a cozinha não fica atrás e se duvidar, até assume o posto de lugar preferido dos micróbios dentro de casa.

O mesmo lugar onde preparamos os alimentos e às vezes até fazemos nossas refeições pode ter as condições ideais para que germes e bactérias se multipliquem. A combinação restos de comida e umidade no ambiente é perfeita para que os microorganismos se desenvolvam na pia, nos panos de prato, na esponja, até mesmo em locais que nos damos conta, como no fogão, no microondas, piso e azulejos da cozinha, geladeira e na tábua de cortar carne.

Mas acalme-se, manter a higiene na cozinha não é tão difícil. É preciso um pouco mais de cuidados do que simplesmente lavar a louça e cuidar bem da maneira como os alimentos são guardados. Fique atenta para algumas dicas de limpeza da cozinha que vão facilitar a tarefa.

Limpando a pia
Para a limpeza da pia da cozinha, você pode usar detergente, cloro ou sabão neutro. Use os produtos misturados com água para limpar tampos de inox, sintético ou de granito. A secagem da pia é fundamental, usar um rodinho de plástico pode ser uma ótima solução para remover o excesso de água. O ralo não deve ficar de fora da limpeza e lembre-se de usar o aparador e sujeira para tampá-lo. Usar a mistura de 2 colheres (sopa) de água sanitária e 1 litro de água dentro da pia acaba com as bactérias.

Lugar de esponja não é guardada em cima do sabão.
Depois do uso, ela deve ser torcida e guardada em local seco. Para desinfetá-la, use a mesma mistura de água sanitária indicada para a limpeza da pia.

Os panos de prato devem ser lavados sempre que estiverem muito úmidos. 
Prefira lavá-los separadamente, nunca com o resto da roupa. Para desinfetar os panos de prato, use água quente e a solução com água sanitária. Depois de secos, passe os panos com ferro bem quente.

Se a sua tábua de carne é feita de madeira, livre-se dela.
As ranhuras na madeira são um ambiente ideal para os microorganismos se proliferarem. Prefira as tábuas de polietileno ou de vidro, que além de mais higiênicas são fáceis de limpar. Use uma mistura de água, detergente e álcool.

É comum encontrar pelas cozinhas aquelas pequenas lixeiras que ficam em cima da pia. Evite-as e prefira as maiores, que ficam no chão e tem pedal, isso evita que as mãos tenham contato com o lixo. Troque o saco de lixo diariamente.

Limpando os eletrodomésticos

Hora de fazer a limpeza da geladeira e do freezer.
Por dentro, esses eletrodomésticos podem ser limpos com pano umedecido numa solução que leva 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio para cada 2 litros de água. Enxugue bem. Para limpar o lado de fora, use água e sabão neutro.

A limpeza do microondas é fácil. Por dentro, use um pano úmido com sabão ou detergente, nada de removedores. A parte externa do microondas externa fica limpinha se você usar um pano embebido com água e sabão neutro. Para finalizar, passe um pano seco, que também deve ser usado para limpar o painel de controle.

A limpeza do fogão. 
Higienize o fogão usando uma esponja ou um pano fino com água e sabão neutro. Depois de enxaguar, seque com um pano seco e macio. Aquela sujeira mais pesada, que insiste em ficar grudada no fogão, pode ser removida com um pouco de bicarbonato de sódio e vinagre de maçã. Nunca use removedores e produtos com soda cáustica, eles estragam o fogão.



Limpando piso e azulejos
Comece a limpeza dos azulejos da cozinha pelo rejunte, onde a sujeira mais se acumula. Retire a sujeira mais difícil com a ajuda de um estilete. Em seguida, esfregue os azulejos com um pano embebido em um produto de limpeza específico, misture com água na proporção de uma medida de removedor para três de água. Depois que os azulejos estiverem secos, passe um pano para dar brilho.




Para a limpeza do piso da cozinha, esfregue bem a solução com água sanitária (2 colheres (sopa) de água sanitária para cada litro de água). Não é recomendado utilizar detergente ou sabão em pó com água sanitária, pois a mistura pode anular a ação desinfetante dos produtos e assim, os microorganismos continuam vivos na sua cozinha. Na sujeira mais leve, o ideal é pingar oito gotas de detergente para cada litro de água e passar a mistura com um pano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário