segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Como fazer as bananas amadurecerem mais ou menos rápido


Já aconteceu de você comprar um cacho de bananas e não conseguir comer todas antes que as últimas apodrecessem? Ou então ir ao mercado em busca da fruta para uma receita específica e voltar para casa de mãos vazias porque só encontrou bananas verdes? A partir de agora, você não vai mais passar por isso.
Existem três métodos simples capazes de tanto acelerar quanto retardar o amadurecimento de bananas.

Como fazer bananas durarem por mais tempo

Se você perceber que as frutas estão prestes a estragar, mas não quer comê-las agora, faça o seguinte: separe cada unidade do cacho e enrole a parte do cabinho, que estava presa, com papel-filme. O material bloqueia a emissão de gases etilenos a partir da fruta, que causa o apodrecimento.


Amadurecer bananas mais rapidamente

Para fazer o processo inverso, ou seja, acelerar a maturação da fruta, existem duas técnicas.
A primeira consiste em armazenar as bananas em sacos de papel, como os de pão francês. Feche bem a embalagem e deixe descansar por cerca de um dia (pode levar um pouco mais de tempo). O gás etileno que ficará concentrado dentro do saco de papel irá acelerar o amadurecimento da fruta.
O outro processo é bem mais rápido: aqueça o forno na temperatura mais baixa, disponha as bananas em uma assadeira e asse-as por cerca de 1 hora, ou até que a casca esteja com uma coloração amarelo-escura, porém ainda sem manchas pretas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário