sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Nova tendência: Casamento sustentável



Que tal uma festa de casamento onde beleza e sustentabilidade caminham juntas? Essa é a proposta do casamento sustentável e, acredite, práticas simples podem transformar o evento em um aliado da preservação ambiental.


Sustentabilidade é uma palavra que temos ouvido bastante nos últimos anos. Não é para menos, afinal a preservação ambiental tornou-se uma preocupação e uma obrigação para todas as pessoas, por isso é preciso buscar formas cada vez mais inovadoras para preservar nosso planeta – inclusive nos casamentos! Pois é, o conceito de sustentabilidade está conquistando também os noivos.


Isso significa que, cada vez mais, fabricantes oferecem produtos em versões sustentáveis e com aceitação crescente do público. As opções são muitas e vão desde convites em papel reciclado a vestidos para daminhas confeccionados com jeans reaproveitado, entre outros.

Planejar um casamento que não agrida o meio ambiente não é tão difícil quanto parece. Quem opta por fazer o evento durante o dia, ao ar livre, pode aproveitar a iluminação natural e economizar energia elétrica. Mas se os noivos não abrem mão de casar à noite, podem usar velas, de preferência as feitas à base de soja ou cera de abelha, ou usar lâmpadas fluorescentes.

E não se engane, é possível organizar um casamento glamouroso sem prejudicar a natureza. Imagine fazer os convites ou as forminhas dos doces da recepção de papel reciclado com sementes de plantas? Sim, isso já existe e ao invés de irem para o lixo, eles podem ser plantados.




Por um mundo melhorVeja as principais dicas para ter um casamento ecologicamente sustentável:

- Convide apenas o número necessário de pessoas. Sabemos que os noivos querem ter por perto gente querida e receber muito carinho neste dia, mas é fundamental pensar também nos custos e desperdícios do evento.


- Os convites podem ser confeccionados com papel reciclado ou enviados online, o que reduz ainda mais o custo.

- Analise a necessidade de cada item comprado e verifique quais podem ser reutilizados após o casamento.

- Sobre o vestido de noiva, é bom avaliar a necessidade de comprar um para deixá-lo guardado depois. Em alguns casos, alugar é a melhor opção. Também é possível reformar o vestido usado pela mãe ou avó dela para utilizá-lo neste dia especial, dando um significado ainda mais pessoal ao traje, ou optar por tecidos como algodão orgânico.

- A escolha do local também é um fator importante para a sustentabilidade do evento. Os noivos podem disponibilizar meios de transporte alternativos para a ida até o casamento. É bom priorizar lugares que reutilizam vidros e madeiras e ambientes com jardins. Dê preferência para flores que estão em época de cultivo na decoração ou flores plantadas.

- No cardápio da recepção, evite exageros e prefira alimentos de origem local e produtos frescos e orgânicos, que são mais saudáveis e sustentáveis.


 - Guardanapos e toalhas de papel do banheiro podem ser feitos com papel reciclado, mas, se possível, opte pelos de pano.


- Fornecedores locais são mais baratos e não precisam usar muito transporte. Isso evita o consumo de combustível e a emissão de gases causadores do efeito estufa.


- Na hora de contratar o buffet, observe se eles optam por materiais de limpeza biodegradáveis e separam o lixo. Alguns também doam a comida que sobrar para instituições de caridade. Quanto menos material descartável, melhor para o meio ambiente.


- Sementes ou mudas de plantas e ecobags personalizadas são uma excelente opção de lembrancinha para os convidados.


Via Folha Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário