quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Dicas para manter sua casa livre dos ácaros


Os ácaros não podem ser vistos a olho nu, mas fazem um estrago enorme. Esses inimigos invisíveis adoram se abrigar em tapetes felpudos, sofás de chenile, carpetes, bichos de pelúcia, edredons quentinhos e pelo dos animais de estimação. Nós não conseguimos perceber a presença indesejável deles, mas as pessoas mais sensíveis acabam sofrendo com reações alérgicas.

Vale acrescentar que os ácaros gostam de se alimentar de fungos, excrementos de animais, vegetais, cabelos, descamações da pele e restos de alimentos, ou seja, uma residência apresenta vários atrativos para os ácaros! Para se livrar de eventuais focos de ataque, confira algumas dicas práticas e eficientes:

1. Escolha pisos frios e opte por estofamentos de couro

Para diminuir as colônias de ácaros e conviver pacificamente com eles, escolha pisos mais frios e, se possível, troque o estofamento por couro, pois ele é mais  fácil de higienizar e acumula menos ácaro. Lembre-se que a melhor maneira de reduzir os ácaros é diminuir a quantidade de alimento para eles. Assim, com menos alimento, a colônia não cresce.

2. Use aspiradores no ambiente

Outra estratégia eficiente é usar aspiradores para minimizar o impacto das colônias de ácaro em todos os ambientes da casa. O aspirador garante a coleta de aproximadamente 99,97% das micropartículas alergênicas e também da poeira.

3. A solução pode estar nos desumidificadores

Os desumidificadores de ar podem ajudar bastante na eliminação das colônias, pois ao procurar abrigo, os ácaros buscam umidade acima de 60%, pouca luz e calor abaixo de 50ºC. Sendo assim, quando um umidificador é instalado com capacidade volumétrica compatível ao volume do espaço, esse abrigo deixa de ter as características ideais para a proliferação de ácaros. As duas possibilidades que ele tem são: permanecer no ambiente e morrer ali mesmo ou deixar o espaço e migrar para outro local. Nesse sentido, o mais recomendado é que a casa toda seja desumidificada.




4. Lave periodicamente as cortinas e tapetes

Quanto mais higienizada for a casa, melhor! Portanto, lave as cortinas e os tapetes periodicamente e não deixe a poeira acumular. Se essas peças estiverem tratadas com produtos antiácaro, não precisa molhá-las ou usar produtos químicos. Basta passar o aspirador de pó!

Dicas extras:

Preste atenção à limpeza das almofadas e travesseiros, pois eles também podem ser abrigos de ácaros.

O ideal é trocá-los após seis anos de uso;

Nos períodos mais quentes, troque a roupa de cama pelo menos uma vez por semana;

Troque o lado do colchão e, quando possível, o exponha ao sol;

Use acaricidas com moderação. É preferível seguir as recomendações de profissionais especializados;

Seja disciplinado: tente fazes as refeições na cozinha e sala de jantar, além disso, não é bom trocar de roupa em qualquer cômodo;

Prefira colchões com proteção antiácaros. Se o produto não vier no produto, compre uma capa protetora avulsa;

Abra janelas e portas para possibilitar a entrada de ar;

Procure retirar a poeira de colchões, pisos, carpetes, almofadas, sofás e cortinas. Lembre-se que os ácaros amam pó e, em um ano, esses locais podem acumular cerca de cinco milhões de ácaros.

Via Casa Show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário