quinta-feira, 26 de março de 2015

Dicas para lavar roupas pretas sem danifica-las



Tudo mundo tem um pretinho básico (aliás, vários pretinhos) no guarda-roupa. Essa cor é atemporal, afina a silhueta e é super versátil. Por essas e outras, o preto é unanimidade entre homens e mulheres quando se trata de moda e vestuário. A parte ruim é que as roupas pretas tendem a ficar com a aparência velha muito rápido, já que elas pegam bolinhas e desbotam com facilidade.

Como você bem deve saber, as peças escuras demandam atenção redobrada na hora da lavagem, por isso, listamos algumas dicas super bacanas para você lavar as suas roupas pretas sem que a cor seja comprometida. Confira nosso artigo e descubra como realizar uma lavagem impecável. Vem com a gente!
Separe as cores

Para garantir que as roupas não manchem, não desbotem e não absorvam fiapos, o primeiro passo é separar as tonalidades. O ideal é que as roupas pretas sejam lavadas separadamente das roupas brancas e das coloridas.
Os tecidos também devem ser separados

O processo de separação não para nas cores! Também é fundamental separar os tecidos antes da lavagem. Não lave as peças de seda, malha e algodão junto com toalhas, moletons, peças de lã e roupas de pelo. Ainda que todas elas sejam escuras, há uma grande possibilidade dos tecidos mais finos acumularem os pelos e fiapos vindos da lã, do moletom e da toalha.

Faça a pré-lavagem

Analise as peças uma a uma e se elas apresentarem alguma mancha de gordura ou sujeira, faça uma pré-lavagem e aplique um produto removedor de manchas que seja específico para roupas escuras. Isso vai melhorar os resultados da lavagem!

Coloque as roupas do avesso na máquina

O mais indicado é virar as roupas pretas do lado avesso e só depois colocá-las na máquina. Essa estratégia vai manter as roupas com a aparência sempre nova, livre de pelos no lado mais visível da peça.
Lave no ciclo suave

O ideal é que a lavagem seja feita no ciclo suave, pois isso ajuda a preservar a integridade das roupas pretas mais delicadas. Além disso, o ciclo suave evita que fibras, fios e fiapos se acumulem no filtro da máquina.
A água deve ser fria

Se a sua máquina tiver a opção de lavagem com água quente, assegure-se de que o aparelho está programado para a lavagem com água fria. Vale destacar que a temperatura elevada pode danificar a peça, manchando ou encolhendo-a.
Muita atenção na hora de estender

As roupas pretas devem ser estendidas bem esticadas, na sombra e preferencialmente sem o uso de pregadores, para elas não ficarem manchadas ou marcadas no lugar que foram presas. Lembre-se que o sol e a falta de arejamento podem acelerar o desbotamento.
Dicas extras para acertar na lavagem de roupas pretas


Nunca deixe as roupas pretas de molho por muito tempo;


As peças que estão com pelos e fiapos devem ser escovadas com uma escova macia antes da lavagem.


Acrescente vinagre branco ou um pouco de sal durante a lavagem, eles ajudam a manter a cor das roupas.


O sabão líquido não causa manchas, diferentemente do sabão em pó.


O enxágue deve ser impecável, para eliminar as típicas manchas azuis de sabão.


Nunca use gilete para tirar as bolinhas e pelos de roupas pretas. É melhor utilizar um rolo específico ou fita adesiva.


Via Casa Show.


Nenhum comentário:

Postar um comentário