segunda-feira, 2 de março de 2015

Como preparar batatas de micro-ondas






A batata é um ingrediente que a gente sempre tem em casa (eu acho) e que pode ser usado de inúmeras maneiras. São várias as receitas que levam batata e, mesmo que você não tenha uma receita para seguir, tenho certeza de que consegue fazer alguma coisa gostosa por conta própria.

Para isso, você precisa saber, pelo menos, como cozinhar uma batata – o que é muito fácil de fazer no microondas. Claro que você pode assar no forno (leva bem mais tempo), cozinhar em uma panela com água no fogão (demora mais tempo e fica mais encharcada), pode fritar e até comer crua se quiser (cada um é cada um!), mas cozinhar no microondas é muito rápido e fácil.
Como cozinhar batatas no forno de microondas

Lave bem as batatas com uma escovinha, assim você também pode comer a casca (que é muito saborosa). Se não quiser, retire a casca só depois – ela é importante para o cozimento da batata.

Faça furos por todos os lados com um garfo, para que o vapor de água que se forma dentro da batata possa sair. Caso contrário, a pressão vai aumentar lá dentro (como numa panela de pressão) e ela pode explodir no seu microondas: POW!!

Não existe um tempo certo para o cozimento, vai depender do número de batatas que você estiver cozinhando e da potência do seu microondas. Para te ajudar, sugiro que comece cozinhando por 3 ou 4 minutos de cada lado (entendeu, né? Precisa abrir o microondas e virar as batatas) e, se no final dos 8 minutos elas não estiverem cozidas, programe mais 2 minutos para cada lado. Se, mesmo assim, ainda não estiverem macias, repita a operação com mais 1 minuto, até que estejam cozidas.
Dicas para cozinhar bem as suas batatas

Para saber se estão cozidas, é só espetar um garfo e sentir se estão macias em todas as partes. Se um lado estiver mais duro do que o outro, é só girar a batata para compensar esse cozimento desigual e ligar o microondas por mais uns minutinhos.

Para você entender melhor: o forno de microondas não cozinha os alimentos uniformemente porque a intensidade das microondas não é a mesma em todo o interior do forno. Os fabricantes bem que tentam projetar aparelhos mais eficientes nesse sentido, mas a solução ainda é ter um prato giratório, que ajuda a uniformizar o cozimento mudando o alimento de posição. É fácil de entender essa lógica se você pensar que faz a mesma coisa quando toma sol. Para ficar com um bronzeado perfeito, todo mundo sabe que não pode ficar parado por muito tempo na mesma posição. Se ficar a tarde toda com o sol nas costas, vai acabar se queimando feio e ainda terá uma barriga branca.

Agora você também já entendeu por que eu disse para virar as batatas, aposto!

Uma outra dica que tem tudo a ver com o que foi explicado acima, é que você arrume as batatas no prato giratório de modo que nenhuma delas seja prejudicada ou privilegiada. Como você não sabe quais são os pontos em que o forno aquece mais até que o conheça bem, o ideal é colocá-las na mesma posição. A única maneira de fazer isso é aproveitar que o prato gira e formar um círculo de batatas na borda dele – ou melhor, do prato que você vai colocar sobre ele. Conforme ele for rodando, as batatas vão fazer o mesmo caminho, “todo mundo” igual.


“E se eu for cozinhar uma batata só?”

Bom, aí você não vai precisar se preocupar se uma batata está cozinhando mais do que a outra. Não importa se vai ficar no centro ou na borda do prato, mas você ainda precisa virá-la para ajudar que cozinhe por igual.

Outra coisa bem importante para o sucesso no cozimento das suas batatas é saber que as microondas cozinham os alimentos só até 2 cm de profundidade, mais ou menos.


“Isso significa que o microondas só cozinha a parte de fora da batata?”

Sim e não. Não sei se você vai se lembrar das aulas de física, mas um dia você aprendeu que, quanto mais quentes estiverem as moléculas, mais agitadas elas ficam. Então, as moléculas de água da superfície das batatas vão se agitar com as microondas e, como acontece quando você está preso numa multidão muito animada, as moléculas de água mais internas não vão mais conseguir ficar paradas e vão acabar se agitando também. Assim, o interior da batata também fica quente e também cozinha. Demora um pouco mais, mas cozinha.

Você pode pensar nisso na hora de escolher as batatas no supermercado. É melhor comprar batatas com um tamanho parecido e não muito grandes.

Eu mencionei lá em cima que a casca da batata é importante para seu cozimento, agora vou explicar. É que as moléculas muito, muito empolgadas são muito, muito quentes e você conhece bem essas mocinhas super salientes pelo nome de “vapor”. Para segurar o vapor o quanto possível dentro da batata e ajudar seu cozimento, é bom que deixe a pele lá! Só não se esqueça dos furinhos. Senão, você já sabe.

Embora você queira que as batatas cozinhem bem por dentro, não deixe por tanto tempo no microondas a ponto de ficarem murchas. Se elas cozinharem até parecerem enrugadas, vão perder muita água (por isso ficam murchas) e ficarão com uma textura estranha – ou até podem chegar a endurecer por fora.

Uma das coisas que mais me agradam em cozinhar batatas no microondas é que o cozimento se dá pela água dela mesma, diferente de quando você usa uma panela com água fervente. Elas ficam mais sequinhas e isso é ótimo para as receitas que levam batata e farinha, por exemplo. Se as batatas têm menos água, você vai precisar de menos farinha para dar ponto na massa e seu prato vai ficar muito mais delicioso.

Tenha muito cuidado para não se queimar com as batatas ao retirá-las do forno. Elas estarão cheias de vapor e podem queimar suas mãos tão rapidamente quanto um banho de água fervente.

Com as batatas cozidas, use a sua criatividade. Tempere com sal, pimenta-do-reino, cheiro verde, manteiga. Recheie com queijos, molhos ou até aquele strogonoff que sobrou do final de semana. Faça como quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário