A panela WOK, de origem na cultura milenar chinesa, hoje é usada pelo mundo todo na cozinha oriental, se tornando muito popular entre os utensílios de cozinha.
Com ela podemos saltear, refogar, fritar, cozinhar, cozinhar a vapor, grelhar entre outras utilidades. Os principais benefícios da Wok são:
- Preparo mais rápido
- Distribui uniformemente o calor por toda a superfície
- Conserva as propriedades dos alimentos
- Não tem cantos que queimam o alimento
- As laterais altas e cabos ou asas permitem agitar com facilidade
- Precisa de pouca gordura para fritar, refogar, saltear etc.
- Dê preferência às woks com tampa, que deve ter um encaixe perfeito.
Como escolher a sua Wok
Elas podem basicamente ser de 2 tipos: com alças, tipo caçarola – para agitar com as duas mãos alimentos mais pesados ou com cabo – para alimentos mais leves.
Os modelos mais comuns são feitos de aço carbono, que é o material ideal para sua principal utilidade, a de agitar e fritar. Mas, a Wok também é fabricada com outros materiais como o cobre, aço inox, alumínio, antiaderente, esmaltadas que não deixam nenhum tipo de resíduo na comida e também podem ser feitas de ferro que seria ótima se não fosse o peso.
Optando-se pela de aço devemos ter alguns cuidados. A panela de aço recebe uma cobertura de óleo para que não oxide. Essa cobertura deve sair na primeira lavagem e para preparar para o uso devemos fazer o seguinte:
- Lavar bem com água e sabão
- Se ainda houver vestígios de gordura, ferva água com bicarbonato de sódio por 10 minutos
- Enxague e seque bem
- Coloque a WOK seca no fogo baixo até aquecer bem
- Passe uma toalha de papel com azeite de oliva em toda a extensão da panela, repita o processo até que a toalha saia limpa
- Sua panela está pronta para usar
Fonte: Brasil na Mesa
Nenhum comentário:
Postar um comentário