Fala pra mim: quantas vezes você já leu em receitas “deixe de molho de um dia para outro“?
E o que foi que você pensou nessa hora? Algumas possíveis respostas:
“Deixo de molho bem cobertinho, dou boa noite e de manhã cedo vou lá dar bom dia e tirar da água.”
“Sem dúvidas, ‘de uma dia para outro’ leva 24 horas, afinal só depois desse tempo é que o dia em questão vira ‘outro’.”
“Não tem mistério. Pode deixar de molho às 5h da manhã de um dia e retirar às 23h do dia seguinte, afinal ainda será o dia seguinte.”
“Como o nome mesmo diz, ‘em molho de um dia para outro’, estamos falando é do tipo de molho usado e não estamos nos referindo de forma alguma a um ‘longo banho na comida’. Você precisa preparar esse tipo de ‘molho dormido’ e depois é só utilizá-lo no cozimento.”
“Não importa o horário que se coloque de molho, o importante é retirar no mesmo horário, no dia seguinte.”
“Nunca devemos colocar ou tirar a comida do molho durante a noite, pois esse procedimento deve ser feito durante o dia.”
“Apenas coloco de molho e tiro quando quiser, mesmo que demore mais de uma semana. O importante é que seja num outro dia.”
“Não importa o horário que você coloque de molho. O que precisa mesmo ser feito é retirar assim que o sol despontar no horizonte.”
“Esse tipo de orientação vem de tempos muito primórdios, quando o relógio ainda não tinha sido inventado. Coloque no molho quando as galinhas forem dormir, como era feito originalmente. Fique atento ao canto do galo, só ele tem a sensibiliade natural para anunciar a chegada do outro dia. Quando ele cantar, tire do molho.”
“Gente, não tem uma medida certa, é ‘a gosto’! Quando você achar que está bom, é porque está bom para você e isso é o que realmente importa nesta vida!!”
Bom, parece mesmo que não é uma medida muito exata, mas vou dar a dica para você entender o que deve ser feito.
“Deixar de molho” pode ter diferentes objetivos, como hidratar um alimento seco ou desidratado (grãos de feijão e de milho de canjica, bacalhau, carne-seca), tirar o sal de um alimento que passou por um processo de salga (bacalhau, carne-seca) ou temperar um alimento antes do seu preparo (como carnes que deixamos “marinando“).
Com certeza, o tempo e as condições variam conforme o objetivo desse “molho de um dia para o outro”. Mas sim, existe uma regra geral que você poderá usar para se orientar quando ler isso novamente em alguma receita.
Em geral, “de um dia para outro” quer dizer “entre 8 e 10 horas“, mas se chegar a até 12 horas não vai ter prejuízos. A menos que a receita indique a duração do “dia para outro” (que é o que elas deveriam fazer), use essa regrinha!
Via Socorro na Cozinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário