Acho que meu primeiro contato com comida oriental foi com o Yakisoba, afinal ele caiu no gosto popular do Brasileiro e praticamente foi incorporado no cardápio de vários restaurantes, e assim como afeijoada tem seus dias exclusivos o yakisoba também ganhou um dia exclusivo para ele: A Segunda – Feira. Mas devo admitir que não gosto muito desses yakisobas que vendem por ai, e por isso prefiro fazer o meu. Claro que não é a receita original, mas ter a liberdade de fazer com os legumes e vegetais que eu quiser e ainda ter o poder de dosar a quantidade de molho me é mais atrativo que ligar para o disk yakisoba mais próximo.
Ingredientes
- 250g de Macarrão p/ Yakissoba
- 150g Frango
- 150g Carne
- ½ Xícara (chá) de Cenoura (1un)
- 1 Xícara (chá) de Pimentão (100g)
- 1½ Xícara (chá) de Brócolis (130g)
- 1 Xícara (chá) de Repolho ou Acelga (70g)
- ¼ Xícara (chá) de Shoyu
- ½ Xícara (chá) de Água
- ½ Colher (sopa) de Áçucar
- 1 Colher (sopa) de Maisena
- 1 Colher (sopa) de Azeite ou Óleo de Gergelim
- Sal e Pimenta á gosto
Instruções
- Corte a carne e o frango em tiras de espessura média e reserve.
- Corte o pimentão em cubinhos, fatie a cenoura em rodelas finas, corte o repolho em cubos médios e fatie os brócolis (cozidos) e reserve.
- Coloque água para aquecer e cozinhe o macarrão, enquanto isso prepare o molho, para isso frite rapidamente as carnes no azeite ou óleo de gergelim, junte os pimentões e a cenoura e deixe fritar por 2 minutos.
- Adicione o molho shoyu, açúcar e deixe os legumes cozinhar por 3 minutos no molho.
- Junte a água misturada com o amido de milho, misture bem e junte o brócolis já cozido e o repolho e misture bem.
- Escorra o macarrão e com ele ainda quente junte com o molho, legumes e carnes e misture bem.
Observações
1) - Faça suas substituições e deixe o yakisoba com a sua cara, se quiser fazer só de frango sinta-se livre ou se desejar tirar ou adicionar legumes e vegetais também não tenha medo, mas lembre-se que se for usar vegetais crus como o brócolis o ideal é cozinhar eles primeiro, ou se for o caso opte pelos congelados para facilitar ainda mais a receita.
2) - O óleo de gergelim da um sabor especial, mas não é o elemento principal da receita, se não tiver não se preocupe use azeite no lugar.
3) - Se não tiver macarrão de yakisoba, use alguma massa do tipo longa, até talharim pode servir, mas claro que com o macarrão certo o sabor fica muito melhor.
Via Receitas de Minuto.
Eu só discordo da observação 2. Óleo de gergelim é o que diferencia o sabor do yakisoba original de um genérico.
ResponderExcluir