quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Conheça o formato de mesa ideal para você


Hoje, com casas menores, com menos cômodos e hábitos mais despojados uma única mesa pode servir a todos os propósitos alimentares, por isso surge a dúvida: que formato e modelo escolher? O primeiro passo antes da escolha é medir o local em que a mesa será colocada, o recomendado é que se deixe pelo menos 80 cm de espaço para as cadeiras. A mesa deve ter entre 0,5 e 0,75 m de altura, se com menos de 0,5m irá incomodar os joelhos de quem estiver sentado, se mais alta que 0,75 m os ombros vão ficar desconfortáveis. Se a mesa não for colocada na cozinha, quanto mais próxima melhor, pois facilita na hora de servir os alimentos.

Mesa redonda
Se a casa é pequena ou o local das refeições é mesmo a copa/cozinha, o seu modelo é a mesa redonda. Elas são simples, funcionais e fáceis de combinar com a decoração. Mesas redondas são indicadas para casas de solteiros ou quem mora sozinho, famílias pequenas e cozinhas, além de economizarem espaço, facilitam a movimentação pelo ambiente, dão uma sensação de proximidade maior, e podem acomodar um  maior número de pessoas quando necessário. Uma mesa para 4 pessoas mede no mínimo 1 m de diâmetro, para 6 pessoas essa medida aumenta em cerca de 20 cm, as para 8 tem 1,5 m e as com 10 lugares ou mais vão de 1,80 m para cima.


Mesa quadrada
A mesa quadrada também é interessante para casas pequenas em que morem 2 a 4 pessoas, especialmente em casas divididas entre amigos ou pessoas próximas mas nem tanto, pois dá uma sensação de um pouco mais de espaço próprio, e para uso na cozinha. Uma opção para casas em que pequenas reuniões são feitas é usar duas mesas quadradas no lugar de uma retangular, assim quando necessário pode se juntar ou separar as mesas. Se a mesa é usada apenas por duas pessoas, coloque-a encostada em uma parede para ganhar espaço, uma forma interessante e despojada é colocá-la na diagonal com a parede, esse arranjo também serve para mesas retangulares. Mesas quadradas costumam ser de 10 a 20 cm² maior que uma redonda.


Mesa retangular
A mesa retangular é ideal para casas grandes e famílias igualmente grandes ou quem recebe muitas pessoas em casa com frequência. Assim como a mesa quadrada, quando não estiver sendo usada, uma forma de economizar espaço é encostar a mesa retangular na parede, se espaço não é problema, a inclinação diagonal é muito charmosa. Escolhido o formato ideal há que se pensar no tampo e na base da mesa, que podem ser de madeira, metal, mármore ou vidro. Escolha de acordo com a decoração, lembrando que madeira branca ou vidro deixam o ambiente mais leve, enquanto o mármore além de mais pesado dá uma sensação de muito luxo e nobreza, e o metal (geralmente na base) são para mesas mais despojadas. Não se esqueça da toalha de mesa, que deve ter o formato da mesa e um caimento certo, que geralmente deve ter por volta de 20 cm, toalhas muito grandes, que quase arrastam no chão só em festas mais sofisticadas. Sente-se, relaxe e tome um café para comemorar a mesa nova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário