segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dicas para otimizar seu tempo na cozinha


As dicas de hoje vão para todas as mulheres que gostam de se aventurar na cozinha, mas não têm aqueeela experiência. São dicas simples, mas que garantem uma experiência menos desastrosa! rs Vale muito para as recém-casadas, hein!?

A intenção é mostrar que cozinhar não é difícil, mas algumas pequenas práticas obtidas no dia a dia fazem toda a diferença. Elas formam a base para uma receita ser feita com tranquilidade e sem afobações no meio do preparo.

Confiram as 10 dicas destacadas pela jornalista, cozinheira e empreendedora Fernanda Canto:

1. Dica para cozinhar uniformemente

Fique atenta à posição de sua panela. Para o alimento cozinhar uniformemente é necessário que ela esteja sempre no meio do lume de seu fogo. Assim, não correrá o risco de queimar um lado e deixar o outro meio cru.

2. Ao alcance da mão

Antes de seguir para o fogão verifique se todos os utensílios necessários estão à mão, principalmente os ingredientes. Tranquilidade para cozinhar é muitas vezes o truque de um bom resultado.

3. Mantenha água quente sempre a postos

Uma chaleira de água quente deve sempre estar por perto. Ela pode te salvar caso a carne necessite mais um tempo de cozimento ou o risoto pedir de um tico a mais desse líquido.

4. Seque bem a panela antes de fritar

Uma panela sequinha é imprescindível para um refogado à base de óleo ou azeite. Caso haja gotas de água em seu fundo elas espirrarão durante o aquecimento da gordura e podem até salpicar.

5. Deixar grãos de molho economiza tempo e dinheiro


Grãos devem ficar de molho pelo menos uma hora antes de irem para a panela de pressão. Facilita e reduz em muito o cozimento. Feijão de molho cozinha em 15-20 minutos e grão-de-bico que dorme embebido cozinha em 30 minutinhos (do contrário chega a levar mais de hora na pressão).

6. Dissolva o amido de milho sempre em líquido frio

Nunca dissolva amido de milho em líquido quente, pois ele cozinha antes de ir para receita.

7. Atenção: fermento cresce
Escolha xícaras grandes para dissolver o fermento, pois ele cresce, e bastante, ali mesmo.

8. Cuidado com os vapores quentes


Vapor pode queimar mais que água quente. Ao levantar o papel-alumínio, escorrer a massa ou bater uma sopa proteja-se com luvas antitérmicas ou espere a temperatura baixar.

9. Dica para não salgar demais


O sal costuma ficar mais proeminente quando o alimento esfria. Logo, cuidado para não salgar demais a comida. Esfrie uma porção menor, em uma colher, para sentir melhor o seu tempero.

10. Tampe o arroz para ficar no ponto


Ao findar o feitio do arroz deixe-o com a tampa fechada por cerca de 20 minutos antes de servir. Ele cresce e fica no ponto para ser servido.

Para muitas, podem ser dicas óbvias, mas acreditem… para quem não tem o famoso “dom culinário”, elas podem fazer toda a diferença!

via Economiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário