segunda-feira, 7 de julho de 2014

Saiba ótimas dicas para deixar sua cozinha limpa e organizada



A cozinha é a parte da casa na qual os alimentos são guardados e preparados. Justamente por isso, é fundamental que este espaço seja limpo e organizado. Infelizmente, nem sempre é assim que acontece. Muitas vezes, por falta de tempo, ocorre o acúmulo de resíduos no local, o que resulta em um ambiente sujo, desarrumado, insalubre e desagradável.

Para evitar que isso ocorra na sua residência, separamos algumas dicas super bacanas para facilitar na limpeza da cozinha. Essa tarefa pode ser mais simples do que parece. Quer aprender? Então vem com a gente!


1. Divida a limpeza da cozinha em partes

Limpar a cozinha pode dar muito trabalho se você tentar terminar tudo em um dia. Das duas uma: essa missão pode demorar mais do que você imagina ou a limpeza pode não ficar muito boa. Por isso, opte por dividir a limpeza em pequenas partes e realizar o trabalho durante alguns dias. É mais fácil e eficiente!


2. Separe todos os produtos de limpeza

Antes de começar a limpar, assegure-se  de que não vai faltar nenhum produto de limpeza. Confira se tem sabão suficiente, detergente, limpador de vidro, vassoura, panos, desinfetante, rodo, esponja, balde, papel toalha  e tudo quanto for necessário para deixar a cozinha impecável.


3. Tire tudo o que não pertence à cozinha

Nesta etapa, é importante eliminar todos os excessos e remover da cozinha tudo o que não pertença a ela. Guarde todos os objetos referentes a outros cômodos da casa e não se esqueça de separar o lixo e jogá-lo fora.


4. Lave as vasilhas sujas

Lave os pratos e talheres  de maneira organizada para não molhar excessivamente a cozinha. A água que cai no chão durante a lavagem pode causar acidentes, além de empoçar o ambiente. Use buchas novas e limpas no processo de lavagem: a ação é muito importante para evitar a propagação de bactérias.


5. Guarde os itens em seus devidos lugares

Assim que estiverem devidamente limpos e secos, guarde os pratos e talheres nos armários, gaveteiros  e prateleiras. Evite empilhar as xícaras e canecas. Além disso, procure categorizar os itens, guardando garfos com garfos, facas com facas, copos com copos e assim por diante.


6. Limpe o fogão

Limpe a parte superior e inferior do forno com bucha, desengordurante, pano e papel toalha. O ideal é que o fogão fique “brilhando” e que o cheiro de gordura seja completamente eliminado. Uma boa dica é colocar um copo de vinagre em uma forma resistente ao calor e levá-la ao forno (180°) por 10 minutos. Depois que o forno esfriar, basta esfregá-lo. Desta forma, os resíduos e o cheiro sairão com mais facilidade.


7. Limpe o chão

Comece varrendo e aspirando todos os cantinhos da cozinha. Use uma pá para pegar qualquer resíduo de sujeira. Em seguida, esfregue o chão com água quente e um produto específico para seu tipo de piso. Use o rodo para tirar a água e um pano limpo para secar o chão completamente.


Dicas extras

  • Limpe superfícies mais duras de cima para baixo. Deste modo, a sujeira pinga ou cai no chão;
  • Espane, tire eventuais teias e, se preciso for, remova móveis e objetos da parede;
  • Limpe a parte de dentro e de fora da janela;
  • Lave bem os panos;
  • Lave todos os armários da cozinha, mas assegure-se de que esta limpeza profunda não trará danos ao móvel, especialmente se ele for de madeira;
  • Retire a poeira do balcão e dos eletrodomésticos;
  • Depois de esvaziar, lave a lixeira.




E então, gostou das dicas? Apesar de ser um processo corriqueiro e sem mistérios para muita gente, a limpeza da cozinha deve ser realizada da maneira mais eficiente possível para evitar a proliferação de insetos, bactérias e sujeira acumulada. O local destinado às refeições e ao armazenamento de alimentos deve contar com a maior higiene possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário