segunda-feira, 28 de abril de 2014

Veja dicas importantes para facilitar sua vida na cozinha



Algumas dicas podem facilitar, e muito, o trabalho na cozinha. Aprenda como picar cebola sem chorar, tirar a casca do tomate com facilidade e outros ótimos truques

Se há uma coisa que irrita uma dona de casa é quebrar um ovo estragado durante o preparo de uma receita. Mas com as dicas abaixo você evita esse problema e ainda facilita a rotina na cozinha. 


Ovo fresquinho


Para evitar imprevistos, antes de quebrar um ovo coloque-o dentro de um copo com água com a ponta voltada para baixo. O ovo fresco é pesado e afunda no copo. Já o estragado, boia. Então, nem perca tempo em abri-lo: descarte-o imediatamente. E sempre que preparar uma receita, abra o ovo separadamente – em uma xícara, por exemplo – e junte-o ao restante dos ingredientes depois de verificar que ele está bom. 



Salsinha sem umidade


Essa é uma erva que dá sabor e charme aos pratos. Mas para usá-la, seja com a folha inteira ou picada, ela deve estar bem seca. Para isso, lave bem o maço de salsinha e retire as folhas dos cabos. Seque as folhinhas com papel-toalha ou em um secador de saladas (encontrado em supermercados e lojas de utensílios para a cozinha) e, sobre uma tábua, pique bem. Em seguida, coloque num pano de prato limpo e torça bem para que todo o líquido se desprenda. 


Cebola sem choro


Sabe por que choramos ao cortar a cebola? Porque, na hora em que é cortada, ela libera uma série de compostos químicos no ambiente, e um deles, formado por enxofre, ao entrar em contato com os nossos olhos, se converte numa espécie de ácido, irritando-os. Para evitar essa desagradável sensação, use a cebola bem gelada e corte-a em água corrente. Cortá-la próximo a uma janela, onde haja boa ventilação, também ajuda.


Tomate pelado


Eis um truque infalível para tirar a pele do tomate antes de preparar deliciosos molhos e refogados: com uma faca afiada, corte um X na base do tomate e coloque-o numa panela com água fervendo por alguns segundos. Em seguida, mergulhe-o numa tigela com gelo e água. A partir do X, retire a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a casca se desprenda facilmente.



Pimentões nada indigestos


Você fica com a digestão lenta depois de comer o legume? Para resolver o problema, basta retirar sua pele. A tarefa é simples: lave-o bem, sob água corrente, e enxugue-o. Espalhe um pouco de óleo em sua superfície e espete-o com um garfo grande. Aproxime-o da chama alta do fogão e, quando ele estiver chamuscado em todos os lados, retire-o do fogo. Em seguida, tire a pele esfregando o pimentão com papel-toalha.


Via Sadia

Nenhum comentário:

Postar um comentário