quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Casquete, mantilha e véu – o que faz a sua cabeça?



Você sabe qual a diferença sobre esses acessórios de cabeça – casquete, mantilha e véu – que ajudam a compor o look da noiva? Porque entendendo o que é cada um, fica mais fácil escolher o que melhor combina com o seu vestido e gosto pessoal. Estes são os acessórios que podem ou não complementar outros acessórios de penteado, como grinalda, fascinators, flores, tiaras, coroas e etc. Os arranjos de cabelo e suas nomenclaturas também rendem assunto para um próximo post.

A casquete é uma versão menorzinha de um chapéu e é usada de lado na cabeça. Para quem vai organizar um casamento com pegada retrô ou vintage, e apostar num visual antiguinho, ela se encaixa perfeitamente! E ainda pode ser adornada com um voilette, aquele véu de trama bem aberta que cobre um pequeno pedaço do rosto da noiva e é super vintage. Aliado a plumas e e flores, a casquete pode ganhar ares mais moderninhos e se confundir com fascinators, mas a estrutura chapeleira da casquete é a que a classifica como tal. Ela tende a ser mais durinha e maior, inspirada em um chapéu de verdade.



A mantilha foi sucesso entre as mulheres nos anos 20. Linda, traz todo um ar de romantismo e delicadeza para as noivas, além de certo tradicionalismo e elegância. Por ser rendada (toda ela ou apenas na borda) e mais pesada que os véus tradicionais, em geral a mantilha é presa mais perto do rosto. Mas nada impede que ela seja colocada como um véu, desde que com uma grinalda um pouco mais resistente e bem firme no penteado.




O véu é, sem dúvida, a primeira escolha de muitas noivas. Principalmente porque hoje a oferta de detalhes e incrementos para os vestidos é muito grande e a maioria prefere focar a atenção em um detalhe só. Se o vestido for muito trabalhado, um véu liso de tule pode casar muito bem! Os véus podem ser longos, médios ou curtos e a escolha deve levar em consideração o seu estilo e o estilo do casamento.




Agora que já esclarecemos as diferenças sobre os três acessórios de penteado de noiva, algumas dicas para ajudar vocês na escolha:

1 – A primeira dica é a mais importante: você deve escolher o acessório de acordo com o seu estilo pessoal. Não adianta investir em uma mantilha toda trabalhada na renda se você é minimalista e todo o seu casamento segue essa tendência. Se você for moderna e seu casamento multicolorido, por que ser clássica no cabelo?

2 – A casquete já foi tendência, muito usada nos anos 20, e hoje aparece forte em casamentos com perfume antiguinho. É ideal para noivas com rosto mais afinado, mas se bem posicionada e com o penteado certo, fica perfeita em qualquer tipo de rosto. Um coque volumoso na mesma lateral da casquete é romântico, vintage, mas com toque de modernidade. O horário do casamento também deve ser levado em consideração. As casquetes combinam mais com eventos diurnos, ao ar livre, e não casam com uma noiva clássica, que troque alianças em uma igreja com nave comprida.

3 – O véu é o maior dos clássicos! Eu mesma me casei de véu e não abriria mão – só me senti noiva com ele. O véu vai bem com qualquer tipo de rosto e corpo. Só é preciso decidir sobre o tamanho e o conforto. Mas também é verdade que o véu longo é perfeito para casamentos clássicos, com pompa e circunstância. Na maioria dos casos, independente do tamanho, o véu é liso e feito de tule. Mas atualmente há uma forte tendência de véus mais elaborados e com algumas aplicações. Nesse caso é melhor avaliar se o vestido já não contem informação suficiente e só depois decidir pelo modelo que mais agrada você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário