quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Saiba como eliminar o mofo da sua casa



Ninguém merece casa mofada! Além de ter um aspecto que compromete a estética dos ambientes e um cheiro característico, que torna o lugar desagradável, o mofo ainda provoca alergias e doenças respiratórias, como bronquite, asma e sinusite.

Vale destacar que esse problema é causado por um fungo que se reproduz e forma colônias em locais escuros e úmidos. Também chamado de bolor, o mofo pode ser encontrado não só nas paredes, como também em roupas, alimentos, armários, teto, madeira, cortinas de banheiro e até na geladeira. A boa notícia é que existem algumas maneiras eficientes de prevenir e combater o mofo. Quer saber que maneiras são essas? Então continue lendo o nosso artigo!
Mantenha a casa arejada

A prevenção ainda é o melhor remédio. Sendo assim, o ideal é manter os ambientes limpos, secos e arejados para evitar a formação de mofo. Deixar a casa aberta durante o dia, remover cortinas e tapetes dos locais úmidos, optar por pisos frios e pintar a casa com tinta impermeável também são ótimas estratégias para manter o imóvel livre de bolor. Quanto aos alimentos, é necessário armazená-los do modo adequado, além de sempre conferir o prazo de validade dos produtos.


Aposte em soluções caseiras para eliminar o mofo

Para eliminar o mofo que eventualmente aparece nas gavetas, armários e baús, aposte em soluções caseiras, pois boa parte delas alia economia e eficácia no combate ao bolor. Você pode, por exemplo, fazer sachês de tule com giz ou bolinhas de cedro para diminuir a umidade no local. Quando o giz absorver a umidade, é hora de trocar o sachê. Já o cedro pode ser reutilizado, é só deixar que ele seque ao sol.
Água sanitária pode ser uma grande aliada no combate ao bolor

Outra forma barata e eficiente de eliminar o bolor, é usar água sanitária na limpeza dos armários, gavetas e baús. Primeiro você deve limpar a área usando um pano seco. Em seguida, dilua 50 ml de água sanitária em 1 L de água. Umedeça o pano nessa mistura e passe na área mofada. Espere a secagem completa e só depois comece a guardar as peças no móvel.
Os produtos anti-mofo podem ser muito úteis

Existe no mercado uma série de produtos anti-mofo, a maioria deles, com cloro, glutaraldeido, hidróxido de sódio ou formaldeído na composição. Esses componentes são potentes aliados no combate ao bolor e podem ser encontrados facilmente em supermercados e home centers. Só tem um detalhe: a utilização deve respeitar as indicações contidas no rótulo.
Dicas extras para eliminar o mofo


Como o banheiro e a cozinha tendem a acumular umidade, mantenha esses locais sempre limpos e secos.


O vinagre branco é um produto que ajuda a tirar manchas e o cheiro de bolor das roupas.


Não guarde as roupas que você acabou de usar no guarda-roupa. Elas devem ser lavadas e secas ao sol antes de voltarem para o armário.


Nunca borrife perfumes e aromatizadores no armário, pois isso pode contribuir na proliferação do mofo.


Via Casa Show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário