segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Como fazer a famosa voltinha do cupcake



O post de hoje foi um pedido de alguns leitores e, mais especificamente, de uma amiga minha. Ela me pediu uma aula particular de saco de confeitar e cupcakes. Basicamente, minha amiga queria aprender como eu fazia a famosa voltinha, já que ela não estava tendo o sucesso que queria em casa. Então, passamos a tarde fazendo cupcakes, buttercream, confeitando e conversando. Tem coisa melhor?
Não tive a oportunidade de gravar um vídeo, mas dei um jeito com um gif animado, que tal? Pensei em “brega” de primeira, mas o Sr. Namorado, sempre muito fofo, disse que estava muito legal. Vou me iludir com isso por um tempo.

voltinha_cupcake_passoapasso
Como eu já disse por aqui, tudo começa com o jeito de segurar o saco e a pressão exercida. Minha voltinha é feita à 90˚C do domo, ou seja, completamente perpendicular, como dá pra ver minha amiga segurando na animação. A pressão deve ser constante durante toda a voltinha, até terminar, senão você pode ficar com uma decoração toda desregulada. Isso é, acima de tudo, prática, então não se desespere se não sair bem da primeira vez!
Eu começo pelo meio, colocando um pouco de buttercream, e depois continuo fazendo uma primeira volta pelo domo, fechando sempre onde comecei, mas sem parar de pressionar. Daí, eu subo para o “segundo andar”, fazendo outra volta e terminando no centro. Quando chegar aí, a ideia é parar de apertar o saco, para impedir o buttercream de continuar saindo, e puxar para cima. Voilá, a voltinha perfeita com a ponta que todos queremos!
Depois é só repetir com todos, pegando mais e mais prática a cada vez!


voltinha_cupcake
Algumas dicas para o processo de fazer voltinhas com o saco de confeitar, baseadas única e exclusivamente na minha experiência e preferência pessoal:
– Alguns cursos (como o da Wilton) ensinam que o certo é uma voltinha que cobre completamente o domo do cupcake. Eu não gosto, prefiro deixar esse 0,5cm de distância até a forminha, pois acho que fica mais delicado, além de permitir as pessoas a verem de que é o bolinho.
– Caso for transportar os cupcakes de carro ou quiser uma voltinha mais alta do que essa, a dica é fazer a volta de base maior – talvez cobrindo o domo – para que tenha mais “pé” e estabilidade.
– A consistência do buttercream é uma das portas do sucesso!
– O bico clássico para essa voltinha é o 1M da Wilton, o famoso pitanga aberto. Porém, essa técnica funciona com praticamente qualquer bico pitanga aberto, e alguns pitangas fechados. Experimente!
– Conforme fizer as voltinhas, vá torcendo o saco de confeitar lá em cima, para que o buttercream saia sempre com a mesma pressão.
– Outra dica que já dei por aqui é evitar colocar muita cobertura no saco, pois senão você vai precisar de muita força para o processo e pode perder o controle da pressão.
– Cuidado com bolhas de ar na cobertura! Tente retirar o máximo possível com uma espátula, mexendo e pressionando o buttercream contra a parede da tigela para estourar as bolhas.
– Se errar a voltinha, use uma espátula pequena para raspar delicadamente a cobertura do domo. Jogue essa em outra tigela, pois é possível que ela tenha farelos do cupcake.

Nenhum comentário:

Postar um comentário