quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Como manter seu faqueiro conservado


Existem diversos tipos de faqueiros: ouro, prata, folheados, aço inox, plastico e muitos outros tipos de materiais. Os talheres variam de design, de acordo com seu propósito e utilidade, como comer carne, peixe, sobremesa, tomar sopa, mexer o café etc. Usar talheres foi uma evolução para a humanidade. 


As primeiras facas eram feitas de pedra e depois de ferro e bronze. A partir do século XVII, eram feitas de prata e simbolizavam riqueza.As primeiras colheres eram pedaços de madeira ou chifres de boi em forma de concha. Os primeiros garfos possuíam apenas dois dentes e até à Idade Média só eram utilizados para servir alimentos, e não para comê-los. Até então, comia-se com duas facas.
Somente a partir do século XVII, na Europa, o garfo substituiu uma das facas.

Faqueiros e conjuntos
Quando falamos de peças que compõem um faqueiro, precisamos ter atenção, pois a variação é muito grande. Por vezes um preço mais em conta esconde um numero de peças menor. O ideal seria saber de que tamanho se necessita (para quantas pessoas) e depois ir comprar. Faqueiros podem ter (em media) de 130, 101, 75, 72, 76, 66, 60, 48, 43, 42, 30, 24 peças.


Não se deve comprar um faqueiro tão grande que nunca será usado completamente. Mas também não se deve esquecer de comprar conjunto cujo o número de peças ultrapassa um pouco as necessidades do dia a dia. 

Como usar e manter
  • Antes de utilizar o faqueiro novo, remova as eventuais etiquetas e lave-o com água quente e detergente.
  • Durante a lavagem, use apenas sabão ou detergente e uma esponja macia. Outros tipos de produtos, como palha de aço, poderão riscar ou prejudicar o brilho dos talheres.
  • Enxágue bem cada peça a fim de remover totalmente os resíduos dos produtos de limpeza que, por serem abrasivos, podem atacar o inox.
  • Sempre que possível, use água quente, pois renova o brilho do talher.
  • Após a lavagem, enxugue imediatamente os talheres. Caso contrário, as substâncias químicas contidas na água poderão causar manchas.
  • Evite o contato das peças com superfícies quentes. Elas provocam a descoloração do produto.
  • Evite o atrito entre os talheres durante o processo de lavagem e no armazenamento para mantê-los sem riscos.
  • Não guarde os talheres em locais úmidos. A umidade provoca manchas.
  • Usando a máquina de lavar, recomenda-se retirar os talheres logo que tenha terminado o ciclo “enxaguar”, a fim de que os mesmos sejam secados manualmente.

Fonte: Fazfacil

Nenhum comentário:

Postar um comentário