quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Descubra as vantagens do moedor de café


Você gosta de café mas não sabe diferenciar se ele realmente é bom? Se você nunca pensou em moer seu próprio café, experimente provar a bebida feita com grãos recém moídos e notar a diferença de sabor.Na sua própria casa, você pode fazer o melhor café, moendo os seus próprios grãos e fazer na hora, para que a bebida não perca nada do sabor e do frescor dos grãos.



O sabor de algumas bebidas, principalmente as quentes, é notado tanto com a língua quanto com o nariz. Ou seja, o cheiro do café influi muito no prazer de degustar. Para melhorar o cheiro do café, o ideal é que os grãos só sejam moídos instantes antes de prepará-lo, porque o oxigênio do ar reage e dissipa as partículas de sabor. Quando você compra café moído, não sabe quanto tempo demorou entre a moagem e a compra, então pode estar comprando um café que tenha muito menos sabor.



Outra grande vantagem de moer o café é que você economiza o preço que paga para que alguém faça por você, ou seja, é uma economia a longo prazo.Apesar de existirem máquinas capazes de moer e preparar o café, muita gente prefere comprar cafeteiras simples e depois comprar um moedor comum. Assim, é possível comprar grãos inteiros e moê-los antes de preparar aquele café quente, fresquinho e gostoso.

Se você moer grãos para tomar durante toda a semana, poderá notar a diferença. Uma semana depois da moagem, o pó de café já terá um sabor distinto ao recém-moído. Faça a prova.

Tipos de café moído
A maneira de moagem influi bastante no sabor final. O grão pode ser moído em vários tamanhos distintos, desde o grosso com partículas muito grande até o superfino, também chamado turco. Algumas máquinas estão preparadas para moer melhor do que outras, de acordo com tamanho, espessura e tipo do grão. Por isso, se você desejar uma moagem ultrafina, é bom procurar uma máquina preparada para isso. 

Os termos podem variar, mas normalmente os tipos de moagem são chamados assim:
  • Grosso: Também chamado percolado, são partículas bem distintas de café, parecendo grãos de sal grosso. São usados nas cafeteiras italianas.
  • Médio: para café expresso, lembra areia grossa.
  • Fino: mais macio ao toque, é um pouco mais fino que açúcar ou sal de mesa. É usado nas cafeteiras com filtro.
  • Extrafino: bem mais fino que o açúcar, mas ainda dá pra notar a diferença de grãos. É usado nas cafeteiras com filtro.
  • Turco ou árabe: tão fino que parece farinha. Os moedores de café comuns não são capazes de chegar a este nível de refinação.
Fonte: MagazineLuiza

Nenhum comentário:

Postar um comentário