segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Dicas para usar luvas na hora de manipular os alimentos


Para garantir a manipulação segura de alimentos e eliminar a contaminação destes e doenças transmitidas por alimentos, as luvas descartáveis têm sido usadas ​​em cozinhas como solução. Seguindo algumas orientações simples você poderá ter certeza de que as luvas descartáveis ​estejam sendo usadas ​​da melhor maneira e que estejam realizando a função de garantir uma melhor segurança da higiene dos alimentos.

Luvas não substituem lavar as mãos
Luvas descartáveis ​​são usadas ​​na cozinha para ajudar a prevenir a propagação de bactérias perigosas. As bactérias podem, no entanto, contaminar o exterior das luvas com a mesma facilidade com que podem contaminar as mãos, e a umidade interior das luvas pode ser um excelente local de reprodução para as bactérias. De acordo com o "Estudo de Higiene das Mãos" feito pela agência federal americana CDC (Centers for Disease Control and Prevention), as taxas de lavagem das mãos diminuem significativamente quando os que trabalham com alimentos usam luvas. Deve-se sempre lembrar a qualquer um que trabalhe com alimentos que as luvas não são substitutas para a prática de lavagem das mãos.



Mude as luvas frequentemente
As luvas devem ser trocadas ao mudar as comidas que estão sendo manuseadas em alguma tarefa, por exemplo, quando se estão preparando carnes e depois começam-se a mexer com vegetais; depois de tocar qualquer parte do corpo; depois de usar o banheiro e sempre que as luvas estiverem danificadas. As mãos devem ser lavadas cada vez que as luvas são trocadas.


Use o tipo certo de luvas
Luvas baratas e folgadas, feitas de polietileno, são apropriadas para situações em que as luvas devem ser mudadas frequentemente, como quando um trabalhador precisa mudar a atividade: deixar de preparar alimentos para operar uma caixa registradora o tempo todo. Luvas que durem mais e sejam mais apertadas, feitas de materiais como látex e vinil, são melhores para trabalhar com calor. Elas são melhores para realizar uma única tarefa por um período prolongado, por exemplo, a preparação de um só tipo de alimento, devido à sua durabilidade.


Cuidado com alergia a látex
O látex é uma borracha natural, e algumas pessoas podem se tornar sensíveis ou alérgicas a ele. A alergia ao látex é considerada uma doença ocupacional, pois se torna mais comum conforme a exposição ao látex aumenta. Materiais livres de látex, tais como vinilo e nitrilo, podem ser substitutos para pessoas sensíveis. Luvas de látex hipoalergênicas estão disponíveis no mercado também.



Fonte: Ehow

Nenhum comentário:

Postar um comentário