Muitas vezes algumas receitas não dão certo por um "detalhe" esquecido. Hoje na dica da Vilma, separamos alguns segredinhos fundamentais para melhorar seu desempenho na cozinha.Confira:
Frutas cristalizadas e secas e passas
Para que não caiam para o fundo da forma quando se faz Bolo Rei ou Bolo Inglês, deixe-as de um dia para o outro em infusão em Vinho do Porto ou Rum.
Para bater claras em castelo mais depressa
Antes de bater as claras junte-lhes uma pitada de sal.
Creme talhado
Se um creme talhar, arrefeça-o e bata no liquidificador, para voltar a ligar.
Guardar gemas
Para guardar sobras de gemas conserve-as numa chávena ou tigela, totalmente cobertas com água filtrada e no frigorífico.
Separar as gemas das claras
É mais fácil separar as gemas das claras quando os ovos estão gelados.
Barrar bolos com chantilly
Quando for rechear ou barrar um bolo que leve natas, para que estas lhe rendam e façam um bom chantilly, bata as natas com um pouco de açúcar, à parte bata 2 claras em castelo, e depois envolva com o chantilly. Verá que lhe rende muito mais e fica super cremoso. Experimente.
Como bater natas rapidamente
Quando bater as natas para fazer chantilly, junte umas gotas de limão, para que elas fiquem mais firmes.
Pelar amêndoas
Coloque as amêndoas durante cerca de dois minutos em água a ferver, passando-as em seguida por água fria.
Banho-Maria
Cozinhar indiretamente, num recipiente dentro de outro, com água a ferver. Para que a temperatura fique mais elevada, deite na água um pouco de bicarbonato de sódio.
Soufflé que não "murcha"
Para que o soufflé não murche ao sair do forno, certifique-se que o forno está bem quente antes de colocar o preparado no forno. NÃO ABRA O FORNO ANTES DE ESTAR PRONTO, daí que seja essencial saber o tempo exacto de preparação do soufflé.
Pão-de-Ló
Para o pão-de-ló não murchar, bata primeiro as claras com o açúcar, depois as gemas e por último, delicadamente (nunca na batedeira) a farinha de trigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário