segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dicas de cozinha para doces e frutas - Parte IV

  1. Quando os suspiros já estiverem assados, não os tire imediatamente da assadeira. Deixe que eles esfriem um pouco. Assim, não se quebrarão.
     
  2. Para que o sagu endureça mais rápido, não acrescente o suco ou o vinho já adoçado antes do cozimento. Deixe o sagu cozinhar primeiro e depois coloque o açúcar.
     
  3. O doce de banana ficará dourado se você adicionar uma calda de açúcar queimado com meio limão espremido.
     
  4. Para tirar o gosto amargo do doce de cidra, rale a fruta e misture um pouco de sal. Deixe por dez minutos e depois enxague.
     
  5. Se a massa de sorvete não quiser pegar o ponto, retire-a do congelador e bata no liquidificador. Depois, leve-a ao congelador novamente.
     
  6. Quando você fizer doce de pêssego, não descasque as frutas com faca. Leve os pêssegos ao fogo numa panela funda com água. Quando ferver, abaixe o fogo e coloque uma colher das de sopa de sal de amoníaco sobre os pêssegos. Deixe ferver rapidamente. Retire as frutas com uma escumadeira, passe em água fria e esfregue entre as mãos, até sair toda a casca.
     
  7. Ao cozinhar qualquer doce, coloque um pires emborcado no fundo da panela. Assim, o doce não derramará.
     
  8. Quando uma receita pedir gelatina em folha e você só tiver em pó, use uma colher de chá para cada folha de gelatina pedida na receita.
     
  9. Para aumentar uma calda de açúcar, nunca coloque mais açúcar diretamente na calda. Antes, dissolva o açúcar que vai ser adicionado num copo com um pouco de água.
     
  10. O açúcar cristal é melhor que o açúcar refinado para fazer caldas e caramelizar formas. Ele derrete mais rápido, fica mais fino e não escurece tanto quanto o açúcar refinado.
     
  11. Quando você fizer uma calda de açúcar e ela apresentar algumas impurezas, pingue um pouquinho de leite para a sujeira ficar aglomerada. Depois, retire com uma escumadeira e use a calda bem uniforme no preparo de vários doces.
     
  12. Quando você fizer calda de açúcar, pingue algumas gotas de limão ou acrescente uma colherinha de manteiga. Assim a calda não açucara.
     
  13. Coloque uma ameixa ou algumas bolachas salgadas, ou ainda frutas secas, dentro do recipiente em que você guarda o açúcar. Assim ele não empedra.
     
  14. Como o açúcar mascavo é granulado, tome cuidado na hora de medir: comprima o açúcar dentro da medida que você estiver usando.
     
  15. Para deixar o suflê doce com uma leve camada crocante, unte a forma e polvilhe açúcar antes de por a massa do suflê. Dessa maneira, o suflê também desenforma mais fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário