segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dicas de cozinha para doces e frutas - Parte III

  1. Em vez de água, use suco de laranja na sua receita de pão-de-ló. Assim, ele ficará mais saboroso.

  2. Para conservar bolos e biscoitos sempre fresquinhos, coloque dentro do recipiente em que você for guardá-los um pedaço de pão.

  3. Faça sempre o recheio para tortas com antecedência ou deixe esfriar antes de usar. Se você colocar o recheio ainda quente, a massa cozinhará antes de ser levada ao forno, ficando com uma aparência desagradável e não muito saborosa.

  4. A massa da torta não ficará estufada se você furar com um garfo toda a superfície e as bordas, quando ela estiver na assadeira. (Isso antes de levar ao forno).

  5. Quando as tortas e bolos dourarem demais no forno, antes de estarem completamente cozidos, cubra com papel impermeável e deixe que acabem de assar. Assim você evitará que fiquem muito tostados.

  6. Se você quiser que a torta de frutas fique uma crosta crocante com gosto de nozes, salpique germe de trigo sobre a torta dez minutos antes de tirá-la do forno.

  7. Para cortar uma torta coberta com suspiro, use uma faca untada. Assim, o suspiro não esfarelará e as fatias ficarão com uma aparência mais bonita.

  8. Massas doces ficarão mais macias se você usar gordura não gelada e mexer com movimentos leves.

  9. Quando for fazer doce de pera em calda, não descasque as frutas com faca. Jogue água fervente em cima que a casca sairá com facilidade.

  10. Se você não tiver açúcar fino, próprio para fazer glacê, substitua pelo açúcar comum batido no liquidificador por alguns segundos. Ele ficará finíssimo.

  11. Os cremes e pudins de pacote (industrializados) não ficarão com aquela casquinha indesejável se você polvilhar açúcar depois de prontos.

  12. Se o brigadeiro passar do ponto, adicione um copo de leite e deixe apurar novamente.

  13. A casca de figos verdes sairá com facilidade se você fizer neles um pequeno corte com faca, ferver por 10 minutos e, depois, escorrer e deixar por dois dias no congelador, dentro de uma vasilha aberta. Depois disso, é só esfregar a fruta nas mãos até sair toda a casca.

  14. Antes de cortar merengues, mergulhe a faca em água fervente.

  15. Para que os suspiros fiquem bem sequinhos, deixe a porta do forno entreaberta, usando para isso uma caixinha de fósforos vazia, o cabo de uma colher de pau ou um pano.
Semana que vem tem mais.. ;)

Um comentário: