segunda-feira, 15 de julho de 2013

Terapia na cozinha: saiba como montar uma horta em casa


Arregace as mangas e aprenda como montar uma horta com ervas aromáticas. Além de garantir temperos frescos sempre à mão, esta é uma ótima terapia.

Já pensou que maravilha ter temperos frescos à disposição para acrescentar às suas receitas e ressaltar o aroma e o sabor dos pratos? Fácil de plantar e manter, a horta caseira exige cuidados simples para manter-se bonita e viçosa. Veja como é fácil:
 
Passo a passo do plantio
  1. Escolha um vaso impermeabilizado e com furos no fundo para evitar o apodrecimento da raiz, um dos problemas mais comuns das ervas e temperos.
  2. Coloque argila expandida no fundo do vaso para conter a terra e evitar o entupimento dos furos.
  3. Em seguida, espalhe areia para filtrar a água.
  4. Por fim, retire a muda da embalagem plástica, centralize-a no vaso e complete com terra adubada.Regue para assentá-la e, se necessário, acrescente mais terra.
Cuidado com as misturas

Atenção ao escolher as espécies que dividirão o mesmo vaso ou jardineira. A hortelã e a salsinha têm raízes invasoras, que destroem as de outras ervas. Por isso, devem ser plantadas sozinhas. Já espécies como alecrim, tomilho, sálvia, manjericão, manjerona e cebolinha podem dividir o mesmo vaso.

Poda drástica

A regra para conseguir ervas verdejantes é simples: quanto maior o consumo, maior o estímulo à produção de novas folhas. Se você deixar de colher as folhas, os ramos irão murchar e secar. Para evitar que isso aconteça, pode sua horta vigorosamente. Logo despontarão folhas viçosas.

Luz adequada

O local ideal para a horta deve proporcionar, no mínimo, quatro horas de sol por dia.

Recicle as embalagens

Reaproveite os potes plásticos, como por exemplo, a embalagem da margarina Qualy, para plantar sua mudinha. Mas não se esqueça de fazer furos no fundo do pote para evitar que as raízes apodreçam. Assim você cria vasos originais e ainda protege o meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário